Se revisássemos a lista dos antigos vencedores do Prêmio Pritzker, provavelmente chegaríamos à conclusão de que não há uma diretriz clara que se mantem nas escolhas. Nas últimas três décadas, os arquitetos mais aclamados do planeta foram laureados e ajudaram a definir a discussão pública sobre as tendências e ideias atuais no mundo da arquitetura. Nesse sentido, os últimos anos não foram exceção: em 2014, por exemplo, o trabalho humanitário de Shigeru Ban desencadeou uma longa discussão sobre o papel social dos arquitetos; e em 2016 e 2018, a escolha do prêmio por Alejandro Aravena e Balkrishna Doshi continuou a nos lembrar que "os arquitetos estão a serviço da sociedade".
No entanto, assim como a escolha do Prêmio Pritzker pode definir o debate público, ela também pode ser influenciada pela opinião pública. Assim, há um mês, pedimos aos leitores latino-americanos do ArchDaily em espanhol e do ArchDaily Brasil que compartilhassem sua opinião sobre os possíveis vencedores. Perguntamos quem deveria ganhar o Prêmio Pritzker 2019 e oferecemos uma série de nomes de profissionais que, pensamos, podem ter uma chance. Os leitores também tinham a liberdade de elencar nomes que não estavam na lista - lembrando que a pergunta não era quem provavelmente ganharia o Pritzker, mas quem deveria ganhar.
Estas são as opiniões de nossos leitores:
Os leitores de nossas páginas em espanhol e português propuseram os mais diversos nomes, dos quais os mais citados são:
- Carla Juaçaba 20.4%
- Bjarke Ingels 15.1%
- Smiljan Radic 6.9%
- David Chipperfield 5.5%
- Francis Kéré 5.4%
- Steven Holl 5.3%
- Giancarlo Mazzanti 4.9%
- Solano Benítez 3.3%
- Kengo Kuma 3%
- Aires Mateus 2.6%
Entre outros nomes que obtiveram votos expressivos estão Lacaton & Vassal, Scofidio Diller + Renfro, Sou Fujimoto, Frida Escobedo e Bernard Tschumi.
O resultado oficial do Prêmio Pritzker 2019 será anunciado em breve, assim, convidamos nossos leitores a ficarem atentos às notícias e se questionarem sobre o papel dos prêmios na arquitetura.