- Área: 120 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Atlas Concorde, Claramar, Light Design, Lumini, São Geraldo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto de reforma deste apartamento, localizado em uma área central da Asa Sul de Brasília, foi ampliar os espaços para tornar mais confortável e prática a vida da dona Ismenia e do seu Alfredo. Os moradores desejavam valorizar o visual verde da superquadra e criar uma atmosfera com referências modernistas, memórias afetivas da arquitetura da cidade. A demolição das paredes e a reconfiguração dos espaços permitiu a ampliação das circulações e a maior entrada de luz natural no apartamento. O original corredor estreito de acesso aos quartos deu lugar a um hall amplo e iluminado, mais seguro e adequado às necessidades do casal.
Uma das solicitações dos moradores foi a possibilidade de isolar a área íntima da social quando fosse necessário. Para esse fim, foi desenvolvido um grande painel de madeira acompanhando a parede de fora a fora, com uma porta que desempenha essa função. O painel é também o ponto visual marcante da sala e contribui para a valorização das referências modernas do apartamento.
A concepção dos materiais do projeto se deu em torno de três elementos principais: pedra levigada, lâmina de freijó natural e pastilhas. Para trazer unidade ao projeto, os materiais se repetem em todo o apartamento e o piso em pedra entra em todos os ambientes, exceto banheiro social e lavabo. No banheiro da suíte, a mesma pedra sobe nas alvenarias como revestimento e faz o contorno da bancada, tornando todo o espaço um volume único. A lâmina de madeira foi utilizada no painel da sala, nos mobiliários, no painel ripado do quarto do casal e nos armários do banheiro da suíte e da cozinha. Já as pastilhas aparecem nos banheiros sociais, na cozinha e na área de serviço.
A sala de estar permaneceu integrada à de jantar, e para ambas foram escolhidos mobiliários de design brasileiro, mais uma vez exaltando a arquitetura de referências brasilienses. A cozinha e a área de serviço integram-se a partir de uma extensa bancada e da vista para o espaço verde do entorno. A arquitetura consolida um apartamento de tons sóbreos, com poucos revestimentos, e as cores vivas aparecem por meio das obras de arte, das plantas, da massa verde do entorno, e dos objetos de decoração.