Com o intuito de criar uma rede formada por educadores conectados às principais tendências globais sobre educação, a conferência “HUB: conexões para a educação do futuro” vai reunir profissionais de educação, nos dias 7 e 8 de junho, no Exc.Rio do Jockey Club do Rio de Janeiro, um espaço vivo, para grandes encontros e com uma vista inspiradora. Em sua segunda edição, o evento se consolida na agenda anual de grandes encontros do segmento e reforça a identidade de ser parte de um movimento para transformar a educação por meio de experiências inspiradoras.
Assuntos que impactam cada vez mais a rotina das salas de aula no Brasil e no mundo – seja em busca de construir ambientes educacionais inovadores ou para introduzir conteúdos que desenvolvam competências consideradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – estão na programação de palestras. Arquitetura, neurociência, bilinguismo, psicologia, jogos no aprendizado, educação socioemocional, letramento midiático, metodologias ativas, entre outras grandes áreas, serão abordadas por especialistas, tratadas sempre sob a perspectiva da aplicação delas no ensino básico.
Atividades dinâmicas vão preencher os intervalos. Duas delas serão conduzidas pela representante da organização sem fins lucrativos Arte de Viver e presidente da Associação Internacional dos Valores Humanos do México, Pamela Zanatta. Serão demonstrações de técnicas de respiração e meditação, de acordo com método usado pelo Programa YES! em escolas mexicanas. Essas práticas são aplicadas para ajudar professores, alunos e famílias a promover a cultura da paz nas escolas e lidar positivamente com o estresse. Além disso, essas ferramentas melhoram o aprendizado e criam espaços mais harmônicos.
O arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum, um dos responsáveis pelo premiado Projeto Canuanã, estará no evento.
Compõem a lista de palestrantes convidados, o jornalista e comentarista de educação Antônio Gois; o também jornalista Caco Barcellos; o pedagogo, psicólogo e professor emérito da Universidade de São Paulo, Lino de Macedo; a ex-secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, professora convidada da Faculdade de Educação de Harvard e também ex-diretora global de educação do Banco Mundial; a neuropediatra, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Ana Rosa Airão; a diretora do instituto LER – Educação Literária, Rona Hanning, especialista em formação de educadores e literatura para a infância; a pedagoga e organizadora dos livros “Ensino Híbrido” e “Metodologias Ativas”, Lilian Bacich e a Coordenadora de Treinamento do programa bilíngue Edify – realizador do evento –, Andreia Fernandes, especialista em ensino da língua inglesa e em neurociência. Um dos 50 melhores professores do mundo, o pernambucano Jayse Ferreira, indicado na edição de 2019 do prêmio Global Teacher Prize, também estará presente.
No “HUB 19”, os conferencistas – diretores de escola e educadores – terão a oportunidade de compartilhar experiências com outros profissionais em vários momentos ao longo do evento.
A iniciativa do HUB 19 é do programa bilíngue Edify – parte da holding Spot Educação – que impacta mais de 15 mil alunos em 60 escolas regulares de diferentes estados. Por ser aberta a todos os interessados, a conferência se expande para além da rede de parceiros do programa.
“Pensar na educação do futuro impõe o olhar para vários desafios e competências importantes para todas as áreas da vida. Diante disso, temos uma chance única de valorizar o papel dos educadores. Ações como o HUB proporcionam que eles tenham contato com o que há de tendência no momento. Queremos inspirá-los para que a transformação aconteça na realidade de crianças e adolescentes”, afirma a diretora do Edify, Marina Dalbem.
“Acreditamos que a educação pode ser alavancada por meio não só do ensino do inglês. E a implantação de projetos engajadores, que desenvolvem várias habilidades socioemocionais nos alunos, só é possível com a criação de pontes que unam todos os envolvidos no processo de aprendizado. Queremos justamente inspirar essas conexões”, completa Marina.
Para acompanhar mais detalhes e atualizações sobre o evento, basta acessar o site oficial: http://www.edifyeducation.com.br/hub/
O valor do ingresso, para cada dia, é de R$ 330. Para participar dos dois dias, o valor é de R$ 550.
Programação:
Sexta-feira, 07 de junho
09h: Lino de Macedo – Projetos e jogos potencializando a educação
10h: Lilian Bacich – Metodologias ativas
Coffee break
+ Experiência Arte de Viver: Cultura de Paz (com Pamela Zanatta)
11h20: Andreia Fernandes – Neurociência e bilinguismo
12h10: Ana Rosa – Propósito e resiliência na educação infantil
Intervalo para almoço
+ Experiências
14h30: Marcelo Rosenbaum – Arquitetura em espaços de aprendizagem
15h30: Vinicius Castillo – Educação, tecnologia, e a ilusão de conhecimento
Coffee break
+ Experiência Arte de Viver: Cultura de Paz (com Pamela Zanatta)
17h: Antônio Gois - Educação para a democracia
Sábado, 08 de junho
9h: Experiência Arte de Viver: Aprendendo sem estresse
10h: Caco Barcellos – Letramento midiático
Coffee break
+ Experiência
11h20: Rona Hanning – Como a literatura contribui para práticas filosóficas na educação
12h10: Cláudia Costin - Habilidades socioemocionais
Intervalo para almoço
+ Experiências
14h20: Jayse Ferreira – Como inovar em cenários adversos da educação
16h: atração especial para crianças, com recreação do grupo “Fabulosos”, que vai levar música ao vivo, com canções da MPB e sucessos internacionais que retratam o universo infantil. A atividade é gratuita e aberta a todos, com duração prevista de uma hora.
Título
HUB19: Conexões para a educação do futuroTipo
ConferênciaOrganizadores
De
07 de Junho de 2019 03:19 PMAté
08 de Junho de 2019 03:19 PMOnde
Espaço ExC. RioEndereço