Também conhecidas como 'obras-secas', conceito cada vez mais utilizado nas reformas de interiores. São soluções simples que modificam a essência de ambientes internos, de maneira mais econômica e sustentável. Através da menor produção de entulhos e, consequentemente, menos desperdício de dinheiro, tempo e matéria-prima. Reunimos nesse guia 8 sugestões que podem auxiliar você a projetar reformas de interiores mais conscientes.
Veja a seguir um exemplo de "antes e depois" de um projeto desenvolvido pelo escritório paulistano "Apartamento 203" e confirme como é possível mudar a atmosfera de um ambiente sem quebra-quebra.
1. Pisos
Uma das opções mais simples de revestir um piso sem a necessidade de retirar o material já existente é a aplicação de pisos vinílicos ou linóleos autoadesivos. Eles costumam ser bastante resistente à umidade. Outra opção é sobrepor cerâmica (ou porcelanato). Neste caso, deve-se atentar para o uso de argamassa desenvolvidas especialmente para essa finalidade e também ao perfeito nivelamento da base, que é o piso sobreposto. Para adequar o desnível de pisos de banheiros e cozinhas pode ser interessante o uso de uma 'chapa de degrau'.
Por fim, há empresas que aplicam revestimentos contínuos (que normalmente possuem padrões que imitam cimento queimado, granilite, aço cortén, etc). Esse tipo de aplicação normalmente pode ser feita sobre azulejos também.
2. Paredes
Além da opção de revestimento contínuo sobre azulejos que mencionamentos no item acima, também é possível realizar a pintura de revestimento. Recomenda-se utilizar uma tinta específica para essa finalidade, um rolo de pelo baixo e uma brocha para as juntas e os cantos. Lembre-se de que is azulejos devem ser previamente limpos (com solvente) e devem estar completamente secos na hora da aplicação da tinta. Por vezes serão necessárias até três demãos para um perfeito acabamento. Também está sendo cada vez mais frequente a aplicação de vinílico adesivo (em áreas molhadas) ou papel de parede (nas áreas secas).
3. Iluminação
O uso de luminárias tipo trilhos com spots direcionáveis pode contribuir bastante com uma melhora luminotécnica sem que seja necessária a aplicação de forro de gesso. Para diminuir os custos com as instalações elétricas fique atento para otimizar ao máximo e reduzir tanto quanto possível o número de tomadas ou pontos de luz. Se achar conveniente, use caneletas plásticas para esconder fios aparentes e depois cubra-as com tinta.
4. Mobiliário
Uma forma de ressignificar móveis usados ou antigos é pintando-os com tinta esmalte sintética para madeira a base de solvente. Muitas vezes, a simples aplicação de verniz (fosco ou brilhoso) já é capaz de dar à peça uma nova vida. O mesmo serve para as portas internas. A troca de puxadores também é bastante utilizada na para renovar armários, cômodas ou criados-mudos.
Outra técnica que pode ser bem-vinda ao seu projeto é o 'tamponamento' que nada mais é do aplicar uma camada de laminado sobre o existente. Normalmente a economia com essa escolha chega a 60% do custo de uma marcenaria nova.
É interessante também considerar um novo estofamento para as peças de tapeçaria já existentes e capas removíveis para as almofadas antigas.
5. Upcycling
A ideia por traz do termo é a de atribuir novos usos a objetos que provavelmente seriam descartados. Mais do que reciclar, o propósito do upcycling é reutilizar e reduzir os resíduos aumentando vida útil do objeto em questão, ainda que seja utilizando-o com uma nova finalidade.
Não há limites para o uso dessa técnica. Garrafas viram luminárias ou vasos, shapes de skates podem virar assentos de bancos, portas antigas são utilizadas como tampos de mesas, paletes transformam-se em camas e em outros diversos usos, escadas são utilizadas como estantes, caixotes são excelentes organizadores, e por aí vai.
6. Steel Frame
Muito comum em diversos países, o Steel Frame é composto por perfis de aço galvanizado. Se seu projeto requer construção, é possível driblar o método convencional (e arcaico) ainda utilizado na maioria das obras civil com soluções mais rápidas, econômicas e sustentáveis.
7. Drywall
Cada vez mais utilizada como substituta das paredes de alvenaria (especialmente na construção de divisórias internas e nichos de prateleiras). por serem mais leves, rápidas de instalar. Tratam-se de placas de gesso que geram muito menos resíduos. Também são bastante comuns como forros e possuem propriedades térmicas e acústicas.
8. Contrate um arquiteto
Pode parecer absurdo uma dica assim aparecer aqui, mas na verdade ela é importante para lembrar a nós (arquitetos) nosso importante papel na hora de quantificar e especificar a quantidade certa de material de maneira a não produzir ainda mais lixo do que o necessário. Outro ponto importante a destacar é a responsabilidade em especificar produtos de empresas conscientes de seu papel e que se preocupem com questões ambientais desde o início de sua produção até sua instalação na obra.
Além dessas sugestões, também é possível dar um destino sustentável ao resíduo gerado por sua obra. Exemplo disso é o 'Projeto Caçamba' idealizado pelo 'Apartamento 203' cujo objetivo principal é ressignificar o material excedente de obras dando a ele a oportunidade de reviver outras reformas. Ou seja, o que seria descartado é utilizado como matéria prima para outros projetos. O público alvo que recebe o descarte para reutilizá-lo é principalmente composto por pessoas de baixa renda que não teriam acesso a eles. Você já pensou em fazer isso com o descarte de suas obras?
Saber que é possível transformar visualmente interiores de maneira a economizar recursos do planeta (e também financeiros) e incentivar seus clientes nessa jornada colaborará com a construção de um planeta mais sustentável.
Referências
- Upcycling: como transformar objetos antigos em novos. Acesso 11 junho 2019. Em: <
https://www.saint-gobain.com.br/experiencias/blog/upcycling-como-transformar-objetos-antigos-em-novos>
- Já ouviu falar em obra seca? Reforme com mais rapidez e com menos entulho. Acesso 10 junho 2019. Em: <https://www.saint-gobain.com.br/experiencias/blog/ja-ouviu-falar-em-obra-seca-reforme-com-mais-rapidez-e-com-menos-entulho>
- Obra seca, rápida e sustentável? Conheça o Steel Frame. Acesso em 09 junho 2019. Em: <http://www.corretanet.com.br/site/conteudos/58-fique-ligado/1415-obra-seca-rapida-e-sustentavel-conheca-o-steel-frame.html>