- Área: 228 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizado em um terreno imerso em um ambiente natural privilegiado, mas com a particularidade de estar muito perto de uma rota de alto tráfego que inevitavelmente contamina sua experiência. A casa é projetada e expandida para o oeste através de um pódio aproveitando os visuais do lago e para o leste incorporando um pátio que não só organiza a entrada principal, mas também permite melhor ventilação, iluminação e experiência da área pública.
Uma organização aberta propõe espaços que são concebidos por articulações ou diferenças de altura gerando uma grande continuidade e fluidez entre eles. Um telhado inclinado acentua essa qualidade espacial gerando um segundo andar onde naturalmente se localiza o setor com maior privacidade, o qual através de painéis móveis permite diferentes relações de acordo com sua necessidade. Os materiais utilizados respondem a lógica estrutural, baixa manutenção e em sintonia com o entorno.
Especificamente, o uso do concreto aparente é estendido por meio de um padrão horizontal dimensionado a partir das possibilidades da força de trabalho disponível, garantindo um certo controle em seu processo de construção. A expressão resultante disciplina as perfurações específicas de cada abertura através de uma modulação rigorosa.