-
Arquitetos: Esrawe Studio
- Área: 5701 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:César Béjar, Genevieve Lutkin, Jaime Navarro
-
Fabricantes: Acor, Grupo Arca, Simple y fácil, U-GLASS
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pedreira é um registro da ação do homem sobre a natureza, um universo no qual os homens esculpem, de forma não intencional, dobras e volumes que resultam em uma geologia estranha e visualmente impactante. Uma paisagem manufaturada, uma arquitetura orgânica criada pela marca da busca por matérias primas, que nos transporta à origem de onde provém os materiais.
O conceito se vale da paisagem única e cativante. O acesso através de uma pequena abertura na fachada neutra leva o visitante a um espaço central de caráter monumental, a "chegada à pedreira", o Foro. Esse é o ponto de partida para iniciar um percurso de caráter museográfico, onde as diversas salas de exposição de materiais com características diferentes se articulam ao redor desse espaço central, propondo uma experiência dinâmica e versátil.
A proposta se distancia de um mote convencional, promove o aprendizado e a difusão, o entendimento do por que e como se geram a arquitetura, o desenho, a arte e a cultura no país e no mundo. Uma plataforma que estimula o diálogo e o conhecimento, que estabelece uma relação de benefício mútuo com a comunidade, seus clientes e parceiros, e cujo objetivo é promover a participação na construção da expressão cultural e criativa do México.
O edifício é dividido operacional e fisicamente em dois universos, dois volumes separados que se relacionam. O universo da pedreira (que abriga o Design Center, a cafeteria e a sala multiuso) e a nave, que conclui a experiência. Esta nave atua e se expressa como centro de concentração e distribuição, um espaço diáfano e neutro, uma plano de fundo que entrega o protagonismo às pedras e que demarca o fundo por uma floresta que nos vincula mais uma vez com a origem da matéria.
A tecnologia desempenha um papel relevante, já que permite a interação de dispositivos móveis com os materiais através de códigos QR. Assim, de forma imediata, fornece ao usuário e a informação, descrição e custos dos materiais escolhidos e permite gerar uma base de dados dos materiais de interesse e do histórico do cliente, assim como analisar tendências e comportamentos de compra.