- Área: 199 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Arleta Rachma
Descrição enviada pela equipe de projeto. Demorou um pouco para convencer esse cliente, que está acostumado a uma casa convencional com ventilação mínima, a concordar com um projeto de planta livre. No terreno de 5,6 x 14,6m, em um bairro denso de Jacarta, projetamos uma casa tropical de dois pavimentos e meio com um quintal e um monte de espaço aberto.
As áreas externas que continuam por toda a casa nos eixos horizontal e vertical, que formam um grande espaço em forma de chaminé no quintal, fazem não apenas a luz do dia entrar em todos os cantos da casa, mas também a circulação de ar.
Os banheiros colocados no mesmo prumo em cada nível tornam o sistema de tubulação de drenagem mais eficiente. Um pequeno shaft é colocado na profundidade das paredes dos banheiros para canalizar todos os cursos de água e cabos de eletricidade.
O uso de tijolos de concreto como material acessível e que requer acabamento mínimo visa manter o custo baixo e diminuir o tempo de construção. A exposição da matéria-prima cria um caráter atraente no interior e exterior da casa para a vibrante família urbana, que desejava morar em um lar tranquilo no meio da movimentada cidade.