-
Arquitetos: Grupo SP
- Área: 775 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nelson Kon, André Scarpa, Manuel Sá
-
Fabricantes: Arteal, AutoDesk, Deca, Giamix, Santa Clara, Scaravelli e Savioli, Securit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um programa especial: uma casa de fim de semana para uma família em um terreno extenso, mas destinada para vir a ser a casa principal a longo prazo, define o conceito adotado para este projeto. A casa está organizada por um bloco longitudinal de circulação que define sua implantação no terreno: uma estrutura de concreto de 3 metros de largura por 45 metros de extensão que se eleva como uma viga. Este volume fechado para rua e aberto para o interior do terreno, abriga os espaços de serviços e uma rampa suave que permite interligar os espaços situados em meios-níveis que acomodam a casa ao declive do terreno.
Os diferentes planos estão organizados em dois blocos – dormitórios e estar - que juntamente com a barra longitudinal de circulação conformam um vazio central, aberto para a paisagem, para o qual convergem as atividades de vivencia e os olhares. Esta praça é animada pela presença da agua: uma piscina realizada por paredes de concreto e com o mesmo piso externo, como uma extensão dos planos de convivência. Localizada em um bairro fechado e não urbano, marcado por lotes extensos e casas afastadas, esta disposição em blocos cria uma espécie de vizinhança interna, onde é possível se entreolhar sem veleidades, aplacando a sensação de solidão e isolamento destes bairros.
A estrutura em concreto é organizada e moldada conforme a característica de cada bloco. No volume destinado aos dormitórios paredes estruturais encerram os espaços necessariamente mais fechados, enquanto que no volume de estar duas lajes sustentadas por pilares e tirantes de aço alternados definem um espaço mais aberto voltado a paisagem circundante. Já a estrutura do bloco longitudinal admite uma solução mista: rampas em aço atirantadas e também engastadas na viga de concreto, que no fim é a fachada principal da casa. Ou da rua uma quase não casa. A casa é o vazio e o vazio é como a casa.