- Área: 150 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma rua pacata, de um bairro residencial de Curitiba, a unidade Bocca Lupo Juvevê se integra e soma a paisagem. A Focacceria ocupa uma tradicional casa térrea, preservando o imóvel e resistindo as disputas da valorização imobiliária da região. Com a intenção de materializar os ideais da marca, o projeto tem como objetivo a criação de um ambiente de aconchego, convívio e descontração. A opção foi por preservar a arquitetura tradicional do bairro, modificando apenas o necessário para abrigar um novo uso.
O acesso se dá por um grande platô que, além de servir como transição entre o interior e a calçada, cria uma ambiência agradável e convidativa através dos canteiros e bancos. É um espaço de transição e encontro, que instiga o pedestre a entrar. Para abrigar o novo programa, o interior da casa foi liberado das múltiplas compartimentações, criando um ambiente integrado e sem obstáculos visuais. Para isso, foi adicionada uma viga metálica de reforço estrutural para a sustentação do telhado.
Essa solução estrutural foi assumida como figura central no projeto e permitiu uma maior fluidez espacial, que facilita e expõe toda a movimentação do restaurante. A iluminação quente e o uso de materiais como cimento queimado, azulejos brancos e compensado naval fazem com que a transição entre o novo e o antigo se de maneira harmoniosa, propiciando um ambiente simultaneamente aconchegante e despojado.