- Área: 403 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Onnis Luque
-
Fabricantes: Basa Arquitectura y Diseño, Criopartes SA de CV, D-Line, Gonal, Grupo Arc, Maia Cocinas, Stonia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A oeste de Monterrey, no topo da Sierra Madre, a casa é desenvolvida em um terreno amplo. No piso de acesso estão os serviços, no térreo, a área social que se integra ao terraço e ao jardim, alcançando uma conexão com o exterior, e no piso superior, a área da família.
A estrutura consiste em duas lâminas de concreto no centro da casa que suportam uma armadura de aço que percorre para o norte e sul. No centro da armadura, uma pérgola banha-se com luz natural, o corredor de vidro fosco distribuído pelos quartos. A armadura permite que você não tenha pilares centrais para tirar proveito de toda a área social interior e exterior e que você também possa sentir todo o terreno, longo e largo.
A casa possui ventilação cruzada, pois todas as portas ficam escondidas nas paredes e a treliça possui movimento manual, o que permite a entrada de luz e privacidade. O espelho d'água resfria quando o ar corre, a vegetação local também ajuda a reduzir a temperatura criando um micro-clima. A fachada principal é a do jardim, em direção à rua, criando discrição e privacidade.