-
Arquitetos: hidalgomashidalgo arquitectos
- Área: 490 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:AVEH STUDIO
-
Fabricantes: Hunter Douglas, CASTEL, Construlita, Cuprum, Electrolux, MIRAGE, New Tech Wood, Stanza, URREA, Zenth
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada dentro de um conjunto em uma área aprisionada pelo crescimento e transformação de terrenos urbanos; para o oeste ela se abre à uma grande área arborizada (Spring Forest) e para o norte, ao crescimento acelerado da cidade.
Isso obrigou a propor e formular um esquema habitacional no qual o conceito do doméstico ampliasse seus limites com o terreno e que o programa fosse desenvolvido a partir dessa relação de extensão externa, interna, uso e programa, sendo o ponto de partida para a solução habitacional.
Um muro de concreto como base se desdobra em texturas na entrada e apoia outra parte do programa arquitetônico em volume, mas sem "tocá-lo". Esse elemento corresponde à entrada, preâmbulo e transição do público para o privado.
Os espaços resolvidos com uma modulação estrutural que se abrem tanto na planta quanto no volume, gerando espaços abertos (contínuos na planta) e também em volume (alturas duplas) são elevados em resposta à organização do programa arquitetônico. Um volume no limite estrutural programático se fecha na frente, mas se abre para os lados, procurando ser uma referência usando uma textura pedregosa que envolve, ajusta e desloca a estrutura da escada em um espaço de altura dupla, trazendo a circulação vertical para o exterior. Este envoltório sólido se desdobra e é contundente, ao contrário da leveza e transparência das outras partes que compõem o programa.