A White Arkitekter, em colaboração com a ReGen Villages, desenvolveu o projeto de uma comunidade autossuficiente e resiliente na Suécia, que funciona a partir de princípios de economia circular. Inspirado em jogos de computador, o projeto conta com produção de alimentos orgânicos e produção de energia de fontes renováveis, além de promover a reciclagens e contar com edifícios neutros em carbono.
Para enfrentar os desafios atuais, como crise climática, rápida urbanização e escassez de moradias, o escritório White Arkitekter e a empresa ReGen Villages Sweden, uma subsidiária da holandesa ReGen Villages Holding, se uniram para desenvolver comunidades suficientes. Ao passo que a White Arkitekter ficou responsável pelo planejamento urbano e projeto dos edifícios, a ReGen Villages tem realizado, ao longo dos últimos 4 anos, reuniões com municípios suecos, proprietários de terras, promotores imobiliários e partes interessadas na implementação destas comunidades.
Atendendo às Metas Globais para o Desenvolvimento Sustentável, o projeto, que deve ter suas obras iniciadas ainda este ano, visa “tornar nossas cidades e comunidades menos vulneráveis, diminuindo a carga na infraestrutura central”. Com base nas mais recentes tecnologias inteligentes em termos de clima, adaptadas às condições específicas do local, a ReGen Village introduz novas tecnologias para a produção de alimentos, energia e água, “combinadas de maneira sem precedentes em um único sistema circular.
Usando Inteligência Artificial em nível comunitário, o sistema permite o desenvolvimento de comunidades autossuficientes semelhantes em todo o mundo. Inspirado nas estruturas de “casas inteligentes”, projeto pode tornar comunidades inteiras inteligentes. Na verdade, todos os “sistemas de vizinhança podem ser executados e balanceados digitalmente”. A dimensão de uma vila ReGen é de aproximadamente 250.000 metros quadrados, com 25% da área ocupada por edifícios, dos quais 250 a 300 são residenciais. O restante da área é usada para os diferentes sistemas, como agricultura e produção de alimentos, produção de energia e gerenciamento de água.