-
Arquitetos: INÁ Arquitetura
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Deca, Ladrilar, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Fabrício, médico morador deste apartamento, nos pediu por uma casa que imprimisse sua personalidade artística e que tivesse atmosfera de refúgio para que pudesse descansar e aproveitar seu próprio espaço nos fins de semana, longe da tensão e correria da cidade de São Paulo. A planta original contava com dois quartos e dois banheiros, dos quais o cliente manteve um de cada para aproveitar todos os espaços. Com isso, conseguimos ampliar o ambiente da sala de estar, criando uma marcenaria para abrigar os vinis e livros na parte de baixo, e na parede as obras de arte e coleções do cliente.
Além disso, outro diferencial nesse projeto foi a iluminação. Buscamos criar uma ambientação similar a dos museus, utilizando estruturas de LED que destacam os quadros e os outros objetos de decoração nas paredes, além de criar uma atmosfera aconchegante. Para aumentar essa atmosfera tranquila que o Fabrício buscava, optamos por criar combinações harmoniosas, compondo uma paleta clean e sem muitos adornos, com a marcenaria em tons de branco e madeira pinus, que contrastam com os ladrilhos da cozinha, em tons monocromáticos, trazendo elegância ao ambiente.
Também priorizamos a circulação, otimizando os espaços a fim de tornar os ambientes práticos e mais fáceis de organizar no dia-a-dia. A marcenaria, desenhada exclusivamente para o projeto, traz linhas retas e uma linguagem clean, mas com muito espaço de armazenamento. Na sala, por exemplo, optamos por criar um painel duplo em marcenaria branca que faz a função de “parede”, dividindo os ambientes da sala e da suíte, onde de um lado cumpre a função de rack e enquadra a tv, e do outro lado o de armário. O resultado desse projeto foram ambientes de paleta de cores sóbria, aconchegante e um estilo totalmente personalizado para suas obras de arte e coleções.