-
Arquitetos: OMA
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode
Descrição enviada pela equipe de projeto. OMA projetou um volume flutuante de forma quadrada para abrigar milhares de trabalhadores na nova sede da Tencent - empresa de serviços de internet - em Pequim. Com apenas 7 pavimentos, o edifício está distribuído com uma planta excepcionalmente ampla de 180 x 180 metros.
A nova sede da Tencent é concebida como uma pequena cidade vertical, dividida em 9 quadrantes, cada um com seu próprio núcleo que pode funcionar de forma independente. Uma rede de "ruas" que se cruzam conecta todos os núcleos e, ao mesmo tempo, estabelece hierarquia e legibilidade. Cada pavimento é subdividido em zonas que possuem uma programação diversa (trabalho, educação, lazer) e uma variedade de espaços para esses diferentes fins.
As conexões visuais entre as zonas criam uma consciência das atividades que ocorrem em todo o campus. No exterior, uma rede de corredores conecta de forma eficiente os quadrantes, intercalados por um mosaico de espaços verdes para atividades ao ar livre.
No centro do campus, prismas triangulares são escavados criando pátios que fornecem luz natural, ventilação e trazem a natureza para dentro. No perímetro, o nível do piso diminui configurando um anel periférico informal com espaços comuns. Para compensar a inércia do volume quadrado, os cantos do edifício são recortados, definindo as entradas e o andar superior recuado, criando um amplo panorama externo.
A sede da Tencent é uma cidadela em um edifício singular: o campus permite manipulações únicas que não são possíveis dentro dos limites de escritórios tradicionais típicos e também não são eficazes em um ambiente urbano disperso. Surge um novo espaço que celebra o conceito de Bürolandschaft ("paisagem de escritório") aparentemente interminável com momentos de descanso e surpresa.