-
Arquitetos: entre escalas
- Área: 145 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Concresteel, Deca, Ladrilar, Mekal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de sobrados geminados da Rua Rocha têm a data de construção de 1944. Os sobrados sofreram algumas modificações ao longo do tempo, e o projeto contempla a recuperação de uma destas casas. O projeto de arquitetura toma como partido a relação entre os espaços internos e externos da casa através da relação visual com as áreas ajardinadas.
A vegetação ganha presença. Com 145m², o projeto propôs a recuperação de elementos originais da casa, como as escadas, caixilhos e pisos de madeira; além de evidenciar a técnica construtiva da época, através da remoção dos rebocos das paredes, revelando os tijolinhos existentes. Os estuques também foram removidos, mostrando a estrutura de peroba rosa existente, tanto entre pisos, quanto no telhado.
O projeto conta com a reorganização dos usos nas áreas coletivas: sala, cozinha, pátio e lavanderia integrando os ambientes. Ao fundo do lote, pelo corte de terra típico do bairro do Bexiga, o muro de arrimo abriga a vegetação existente. A intervenção conta também com uma nova cobertura de estrutura metálica e laje painel de concreto pré-moldado no pavimento superior, oferecendo uma nova varanda no andar superior criando nova relação com o muro. Nesta área da casa, novos caixilhos de ferro foram propostos, assim como, o guarda-corpo em serralheria. As paredes da cozinha não tocam a estrutura da laje, soltando as paredes do teto. Além de troca das instalações elétricas e hidráulicas, o projeto contempla também novas bancadas e mobiliário de concreto.
O sobrado recebe, esporadicamente, a intervenção artística “um trabalho, um texto” na qual dois artistas realizam duas obras site specific no térreo da casa transformando a garagem em um espaço de experimentação artística aberta ao público.