-
Arquitetos: Gilda Meirelles Arquitetura
- Área: 1100 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Evelyn Muller
-
Fabricantes: Alwitra, Dani Vit, Jmar, Maristela
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensada para receber uma família que vive no exterior, a casa de campo no interior de São Paulo precisava acomodá-los para longas temporadas no Brasil. Localizada na Quinta da Baroneza, e com 1.100m², o grande desafio do projeto foi, além de pensar no programa para usos prolongados, solucionar a implantação no terreno muito inclinado.
Este terreno, segundo a arquiteta Gilda Meirelles, tinha duas características marcantes, que eram também as suas maiores qualidades: a vista e toda lateral para uma reserva de mata bem fechada. Portanto, a implantação foi feita no sentido de amenizar a inclinação e valorizar essas duas qualidades.
Já o programa pensado foi extenso, justamente porque era uma casa não só de lazer. Então, o projeto foi feito no sentido de dar muito conforto para a área íntima, mas também contar com uma ampla área de lazer.
Como a ideia era não projetar uma casa com muitos níveis, optou-se por colocar os quartos no piso da entrada e um pé direito abaixo com as salas, terraço, piscina, ou seja, toda a parte social. É aqui que o projeto se destaca: do hall de entrada, através do pé direito duplo da sala e dos enormes vidros, se enxerga o jardim, a piscina e a linda vista do vale. O acesso para esse piso da sala e terraço foi feito por uma escadaria desse hall ladeado por um enorme jardim interno. Outro destaque da Residência EQ é a piscina com formato irregular e borda com fundo infinito, criando uma moldura para a linda vista de quem está nas salas e no terraço.
Os materiais foram escolhidos buscaram integrar a casa na paisagem do campo e da mata. Madeira nos forros, e nos pisos da área íntima telha de barro, e também pedras revestindo algumas paredes bem determinadas. Ao mesmo tempo, materiais fáceis de usar e de manter, como o porcelanato nas salas, terraço e área da piscina. O projeto de paisagismo completou muito a arquitetura criando uma integração com a mata e uma ligação com a vista.