-
Arquitetos: Mccullough Mulvin Architects
- Área: 890 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ros Kavanagh, Ste Murray, Brendan Merry and Partners
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto dos arquitetos Ruth O'Herlihy e Niall McCullough transformou uma antiga casa de acolhimento em Kilkenny em um novo centro cultural para a cidade.
Oferecendo uma variedade de espaços tanto internos quanto externos para arte, instalações e esculturas, o edifício existente foi sensivelmente restaurado e associado a intervenções contemporâneas na forma de dois anexos de dois pavimentos de cor bronze formando um conjunto de elementos antigos e novos. Estes anexos são conectadas ao antigo abrigo através de passagens envidraçadas repletas de luz e formam um ininterrupto complexo de percursos e espaços. Os minuciosos detalhes e materiais originais da casa Evans contrastam com a simplicidade destas novas inserções arquitetônicas, enquanto sua função comum as conecta de forma indissociável.
As áreas principais da construção existente datada do ano 1818 foram conservadas em seu caráter essencial. A ala sul oferece um grande espaço climatizado de exposição temporária para abrigar uma variedade de coleções de arte visual. Em contraste, as salas originais climatizadas e naturalmente iluminadas funcionam como galerias para abrigar tanto o acervo permanente como o patrimônio de Tony O'Malley. O edifício está conectado ao jardim de esculturas através de uma série de rampas de concreto de geometria bruta que percorrem toda a história do local. O jardim murado da galeria se abre para a cidade, proporcionando um espaço aberto para arte e escultura, incluindo um jardim para crianças, um jardim sensorial e uma exposição sobre a arqueologia do local.
Este projeto é uma experiência arquitetônica sobre como a reutilização radical de edifícios existentes pode se apropriar e trazer vida para um 'lugar' e proporcionar um espaço para a arte contemporânea. A Galeria Butler foi nomeada para a edição de 2022 do Prêmio Mies van der Rohe da União Européia.