Descrição enviada pela equipe de projeto. Las Americas é um protótipo para o desenvolvimento de moradias verticais na cidade de León, no México. O projeto habitacional visa compensar a expansão descontrolada da cidade, servindo como um catalisador para a regeneração urbana e melhoria da qualidade de vida em comunidades de baixa renda.
Noções tradicionais de propriedade imobiliária atualmente tendem à criação de empreendimentos de casas independentes idênticas em áreas remotas distantes do centro econômico. A necessidade de uma extensa expansão dos serviços públicos municipais e programas de transporte levaram a um declínio na economia da região e uma perda de densidade crítica dentro de Leon.
Trabalhamos com a Imuvi Development e a cidade de Leon para repensar os modelos de habitação na cidade e desenvolver uma estrutura que seja econômica e encoraje os inquilinos a experimentar as moradias verticais tão atraentes quanto suas contrapartes independentes.
Nosso projeto cria 60 unidades de condomínio como um bloco habitacional vertical no centro da cidade. O projeto maximiza área edificável do terreno e gera dois pátios internos que fornecem ventilação cruzada para cada unidade, com estacionamento e uma base comercial. Em ressonância à sensação de privacidade da casa tradicional, não há duas unidades voltadas uma para a outra. As unidades são dispostas em um corredor de acesso unilateral, que se volta para o pátio e proporciona vistas da vizinhança, promovendo a sensação de propriedade privada.
Uma fachada montada com blocos de concreto desenvolvidos de forma exclusiva aumenta a privacidade e o sombreamento, gerando uma atmosfera interior única e confere personalidade ao exterior do edifício. O projeto traz núcleos de utilidades compartilhadas e componentes pré-fabricados para cumprir um orçamento extremamente limitado.