-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 18450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Oleg Kovalyuk
-
Fabricantes: Irline, Mobil, POHL, Solo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sede da RCC em Ekaterinburg foi oficialmente aberta. O primeiro edifício de escritórios na Rússia reimagina o escritório celular convencional para estabelecer novos padrões de qualidade, conforto e flexibilidade. As inovadoras unidades modulares do edifício de 15 pavimentos são revestidas por um invólucro de eficiência energética, que configura um símbolo para a empresa em Ekaterinburg.
A RCC é um dos principais produtores mundiais de cobre e a forma triangulada inspira-se na estrutura química do material. A coroa do edifício integra o novo logotipo da RCC — um rebranding que, por sua vez, foi inspirado na arquitetura.
O ponto de partida para o pavimento dos escritórios foi reinventar a sede como uma "casa para os funcionários" — ao invés de grandes espaços de trabalho comuns convencionais, as salas possuem uma escala mais íntima e doméstica. O grupo de consultoria prática analisou as operações do cliente e ajudou a conceber um sistema modular inovador para essas salas. Isso foi então desenvolvido com as equipes de engenharia internas para permitir uma construção rápida e garantir níveis ideais de iluminação natural para o trabalho focado.
Cada módulo de dois pavimentos compreende um par de escritórios, sobrepostos um sobre outro — isto é expresso externamente através do módulo de revestimento de pé direito duplo. Os módulos estão dispostos em linhas em ambos os lados de um corredor central, que funciona como um espaço de fuga, com um lounge e uma vista para a cidade através do elevador envidraçado. O último pavimento recebe uma iluminação zenital, para criar um espaço flexível para reuniões e eventos de toda a empresa.
O projeto visa uma excelente classificação BREEAM. Respondendo à ampla variação de temperatura entre as estações — muitas vezes de +30°C a -30°C — o equilíbrio entre áreas sólidas e envidraçadas é projetado como uma reação ao sol baixo de inverno, enquanto mitiga o calor da luz direta do sol durante o verão. O local tem vista para a cidade e para a margem do rio recentemente reformada. Estendendo a vegetação até a base do edifício, um jardim privativo é criado para os funcionários. O paisagismo ecoa a modulação interna, com uma sequência de "salas externas" que oferecem espaços tranquilos para os funcionários relaxarem e almoçarem. Outras instalações do edifício incluem uma sala de videoconferência, sala de reuniões, espaços para encontros e uma área de jantar executiva.