Seja como ator, seja como escritor, Gregorio Duvivier faz a gente rir – e pensar – mesmo quando comenta os assuntos mais cinzentos dos dias de hoje. Uma forma, segundo ele, de criar laços e consolidar amizades.
Convidado do Betoneira Podcast, ele conversa também sobre Carnaval, espaços públicos e a rivalidade Rio-São Paulo, tema frequente de seu trabalho.
Eu não gostava de São Paulo antes de conhecer o centro expandido da cidade. Antes, conhecia só Itaim, Morumbi, Berrini. A implicância do carioca vem muito disso. É como vir para o Rio e só ir na Barra da Tijuca. São lugares descaracterizados das cidades, onde o capital fez o que quis.
Crescido em uma casa projetada por Lucio Costa, na Gávea, no fim dos anos 1980, ele contou que o arquiteto é também seu tio-bisavô.
Cresci muito próximo dele, a minha vó era uma sobrinha meio apaixonada, meio devota do Lucio. Lembro de ir na casa dele no Leblon, um predinho de dois andares. Foi uma convivência especial, porque ele era muito inteligente, doce, gostava de criança e tinha um baú cheio de soldadinhos de chumbo.
E que o fato de ter vivido nos espaços projetados por Lucio Costa o faz valorizar, até hoje, aspectos como ventilação, luz, janelas, portas, corredores e pé-direitos amplos.
Tenho a impressão de que metade dos problemas da vida dos brasileiros é urbanística ou arquitetônica. Adoram falar mal da sogra, mas o problema não é a sogra – é ela morar com você por causa do preço do aluguel, do déficit habitacional.
Com a nova temporada do programa “Greg News", lançada em 15 de março, ele fala sobre o que espera do período eleitoral e dos riscos da desinformação.
Nesses anos Bolsonaro, o humor foi o que talvez tenha nos mantido. Uma das funções primordiais do humor é manter unidos os derrotados. É a ferramenta de um povo sem exército.
Quem é Gregorio Duvivier: Humorista, escritor, ator e roteirista. Formado em letras pela PUC-Rio, é um dos idealizadores do coletivo Porta dos Fundos e apresenta o programa "Greg News", na HBO Brasil. Colunista da Folha de S.Paulo, publicou os livros "Caviar É uma Ova", "Percatempos", "Put Some Farofa" e "Sonetos de Amor e Sacanagem", todos pela Companhia das Letras.
Ouça o episódio completo do podcast aqui.
Publicado originalmente em 15 de março de 2022, atualizado em 6 de dezembro de 2022.