-
Arquitetos: Espacio 18 Arquitectura
- Área: 600 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Amy Bello
-
Fabricantes: Helvex, Interceramic, Tecnolite, Teka
Descrição enviada pela equipe de projeto. A poucos minutos do centro histórico de Oaxaca, uma antiga fábrica de tintas é transformada em um restaurante que busca ser um ponto de referência para a gastronomia do lugar. O projeto é uma intervenção sobre uma pré-existência através de uma acupuntura arquitetônica que mantém certos elementos e aprimora a estrutura para criar novos espaços.
O edifício contava com espaços que geravam uma grande área livre e um pátio central, que mantivemos como o coração do projeto, pois se refere à arquitetura colonial de Oaxaca. Ao redor do pátio, como um mediador entre os espaços, estão os corredores, gerando fluidez e conexão entre cada um deles.
O espaço reciclado, reutilizado e reinterpretado nos permitiu criar áreas administrativas, serviços, armazenamento, cozinha, sala de jogos e diferentes áreas para refeições. Os espaços abertos ajudam a manter a ventilação cruzada durante todo o ano, em resposta à situação global atual. A intervenção mais poderosa dentro do projeto é um telhado de aço ao redor de uma oliveira com mais de 100 anos, onde através de chapas metálicas suspensas geramos proteção a oeste e o primeiro acabamento visual em direção à rua.
A materialidade procura responder ao orçamento e à baixa manutenção do projeto, utilizando tintas de terra com cal, aço em intervenções estruturais, concreto polido no interior e o uso de argila no exterior. A paisagem responde de maneira semelhante, exigindo pouca água devido aos cactos, utilizando rochas da região, como a "cantera verde", encontradas no local e que agora são usadas como bancos.
Moza'be é um projeto que busca, sem pretensões, mostrar o melhor de Oaxaca em todos os sentidos, uma proposta sensorial que reinterpreta a arquitetura oaxaquenha muito distante das tendências atuais. Um espaço que quer durar muito tempo no contexto e contribuir para a cidade.