-
Arquitetos: Eréndira Tranquilino, Quintanilla Arquitectos
- Ano: 2020
-
Fotografias:Onnis Luque, SEDATU
-
Fabricantes: Construlita, Helvex, Novaceramic
Texto de Pablo David Goldin Marcovich. O parque "Unidad Infonavit", no bairro de Cárdenas, México, funciona atualmente como um agente de coesão entre apartamentos isolados organizados em edifícios monótonos e desconexos, e moradias compartilhadas e abertas que atendem a preocupações sociais, espaciais e ambientais. Enquanto a deterioração do ambiente construído e social havia confinado os moradores em seus próprios apartamentos, o projeto para transformar uma área abandonada no núcleo das moradias ampliou os limites de suas atividades domésticas e trouxe benefícios para os moradores e vizinhos do entorno.
Em escala local, o cotidiano dos moradores melhorou, facilitando a circulação de pedestres, aumentando as atividades noturnas, oferecendo equipamentos recreativos e reformulando a identidade da área por meio de paletas de cores e materiais. Parafraseando Jane Jacobs, "os olhos estão na rua" no parque "Unidad Infonavit" no bairro de Cárdenas, "ex-estranhos" de diferentes idades e gêneros se encontram em espaços comuns praticando esportes juntos, em atividades culturais organizadas pela comunidade local ou consumindo, em lojas localizadas no parque, os produtos comercializados pelos moradores, em especial as mulheres. Pessoas de diferentes gerações e com diferentes habilidades convivem no espaço público, promovendo segurança e diversidade.
Desde uma perspectiva global, o projeto propõe uma estratégia para melhorar e ativar unidades de habitação social evitando conflitos sociais e emissões de carbono causadas pela demolição. Dado que as habitações sociais em todo o mundo são estigmatizadas como fonte de conflito e marginalização devido à falta de manutenção e à deterioração do seu tecido social e urbano, o projeto aborda o desenho de espaços públicos em unidades habitacionais como um valioso catalisador nos vastos esforços para projetar cidades e comunidades mais sustentáveis.
A pandemia exacerbou os sintomas anteriores das crises econômica, social e climática, tornando evidente a necessidade de novos paradigmas de concepção e implementação de projetos de espaço público. A tipologia da habitação social, em particular, cristaliza as tensões entre indivíduos e comunidades, expondo as condições de fragilidade em que os habitantes devem atender às necessidades de alimentação, trabalho, educação e saneamento.
Desde a inauguração do parque na "Unidad Infonavit" do bairro Cárdenas em Tabasco, houve melhorias adicionais além do escopo do projeto, como a pintura dos edifícios e a criação de negócios locais desenvolvidos pelos moradores da região, na maioria mulheres e idosos, que têm aproveitado os fluxos de pedestres na área. Essa sinergia positiva destaca como ambientes complexos podem ser organicamente aprimorados a partir do espaço público, integrando os moradores em atividades culturais, esportivas e em economias circulares.
Cidades e comunidades sustentáveis exigem visões de longo prazo e projetos específicos que contribuam para as múltiplas iniciativas interconectadas a fim de abordar a agenda completa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto do parque “Unidad Infonavit” pretende contribuir para repensar as nossas casas no contexto da cidade e transformar o espaço público.