-
Arquitetos: Les Archinautes
- Área: 118 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Petr Polák
-
Fabricantes: AGROP NOVA, Novatop, Poklem, Značková okna
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no coração da floresta da Bohemia, com vista para o lago Lipno. Esta cabana foi construída onde já existiu uma antiga cabana de madeira. Ela é projetada ser a base perfeita para quem pratica esportes de montanha nas proximidades, em qualquer estação do ano.
O projeto segue os mesmo parâmetros urbanísticos dos prédios do entorno e respeita as limitações de altura da área. O terreno é protegido por mata da linha férrea regional, que atravessa o território a nordeste. Uma parte mais estreita do lago Lipno abre-se a sudeste atrás da pista, onde fica a foz do rio Vltava.
A morfologia da casa baseia-se em vários princípios da arquitetura típica encontradas na região da floresta da Bohemia: planta retangular, forma compacta, orientação ao longo da curva de nível, criação de um alpendre coberto e frontão proeminente. O edifício é térreo com um sótão. O alinhamento em altura do plano do beiral com o topo das janelas e portas em uma linha horizontal é uma interpretação contemporânea da cornija.
A vista do lago Lipno, com dois grandes picos ao fundo, torna-se o ponto principal do projeto. O espaço vital da casa se volta para a grande janela com vista para o lago. As outras janelas têm vista direta para a floresta. A floresta está presente no interior como material, cheiro e cor. Uma pequena sala, um banheiro, uma lavanderia, uma pequena sauna e uma sala para guardar equipamentos esportivos e técnicos estão localizados no piso térreo. O sótão abriga um banheiro, uma despensa e dois quartos com janela circular na empena, enquadrando outros picos da região.
Três lados da casa têm um terraço de madeira, que, dependendo de sua largura, cria, juntamente com uma saliência significativa do telhado, um espaço para vários usos (sentar ao sol e à sombra, uma sauna, armazenamento de lenha e bicicletas).
O edifício é projetado como uma estrutura de madeira feita de painéis CLT visíveis no interior. O revestimento da fachada consiste em perfis verticais de lariço, as janelas são complementadas por persianas deslizantes integradas e o telhado é de chapa metálica. O edifício foi realizado por uma empresa familiar 3AE que trabalhou em estreita colaboração com o autor. Para além da qualidade final do edifício, asseguraram também um elevado nível de detalhe de execução. Valores compartilhados, um senso de detalhe e uma apreciação de materiais naturais fazem o resultado final ressoar.