Felipe Escudero, fundador e diretor do Estudio Felipe Escudero (EFE), com sede em Quito, apresenta a Crystal City, seu mais recente projeto no metaverso para a LEDY, um dos principais desenvolvedores do meio, e Decent Amusements, o administrador do distrito. Além de contar com uma plataforma de observação a uma grande altura, um mercado com cobertura de gelo e uma galeria de neve compactada, este novo destino do metaverso também vai contemplar a torre multiuso mais alta da Decentraland, a Crystal Tower.
Crystal City visa romper as restrições do mundo físico contemporâneo desafiando a gravidade e as propriedades materiais, oferecendo uma experiência transcendental e imersiva que não poderia existir em nenhum outro lugar a não ser no mundo digital. Cobrindo cerca de 6 hectares, o projeto do arquiteto equatoriano Felipe Escudero vai abrigar escritórios, lojas, galerias e eventos.
O metaverso é um espaço onde há novas oportunidades para o projeto. Aqui posso aplicar ideias que não podem existir no mundo real, ideias que podem fornecer inspiração e visão do que poderia ser no futuro, o mundo físico.
- Felipe Escudero
A Crystal Tower é a torre metálica em formato de cristal mais alta da Decentraland, uma das maiores e mais conhecidas plataformas do metaverso. Esta torre sobe 167 metros e emerge para cima e para fora como uma geleira em todas as direções, culminando em sua ponta do iceberg com um mirante em um de seus braços no 16º andar. Esta plataforma proporcionará a possibilidade de empresas, artistas e criadores alugarem espaços na torre, no mercado e também na área de eventos a preços acessíveis em um contexto de altos preços de compra de terreno. Vale destacar que as marcas também poderão alugar lotes abertos para desenvolver suas próprias estruturas.
O projeto da Crystal City tem o objetivo de inspirar maravilhas e despertar a criatividade. Será um novo marco importante no metaverso e, com novas experiências e eventos em andamento, se tornará um destino de interação social, descoberta e exploração.
— Mark D'Andrea, cofundador da LEDY
A base da Crystal City consiste em um grande espaço público para eventos do tamanho de dois campos de futebol, resultando em aproximadamente 11.113 metros quadrados. Este espaço apresenta uma série de cortes que se assemelham às fendas das geleiras e em seu centro, abriga uma escultura orgânica de dois andares de altura chamada GEM, projetada pelo mesmo arquiteto, que serve como galeria comunitária.
Me inspiro na natureza para criar peças que se pareçam animadas, como se tivessem alma.
— Felipe Escudero
Dentro do espaço destinado a eventos públicos há um mercado composto por um piso que se assemelha a uma fina camada de água e um teto ultra-fino de gelo que flutua como uma nave espacial. À medida que o mercado se constrói e se eleva com novos espaços para seus inquilinos, o gelo no telhado começará a derreter, acomodando seu crescimento e referenciando o que está acontecendo no mundo material com as geleiras derretendo em face do desenvolvimento industrial, mas evitando consequências para a terra e seus habitantes.
Felipe Escudero abrigará um estúdio e uma galeria em uma estrutura própria que tem como referência formal uma enorme geleira flutuante perto das torres. A galeria OBIO exibirá projetos OBIO recentemente lançados que combinam música e vídeo com moda e objetos, permitindo aos visitantes experimentar o trabalho de Escudero fora do Metaverso. Ela será acessível por teletransporte.