O CAU Brasil lançou a campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista 2022. Para comemorar a data, celebrada em 15 de dezembro, estão sendo publicados diversos conteúdos com histórias reais de arquitetos e arquitetas que venceram diversos desafios na carreira e na vida. Objetivo é promover a valorização profissional, mostrando como a arquitetura e urbanismo trazem mais qualidade de vida para as pessoas.
A campanha tem como tema “Para cada história, um arquiteto ou uma arquiteta”. São histórias de duas arquitetas de interiores; uma arquiteta cadeirante que fez projeto para um casal igualmente cadeirante; e de uma arquiteta cujo trabalho na comunidade em que nasceu, e onde segue vivendo, já ganhou fama internacional. Essas histórias serão divulgadas nas redes sociais, em sites especializados e redes nacionais de rádios.
Primeira história é das arquitetas e urbanistas Gabriela Mestriner e Natalia Minas, e o projeto que elas fizeram para uma cliente muito especial. Natalie Cavassani precisava adaptar a sua rotina para um apartamento menor, e encontrou as soluções que precisava com um excelente projeto de Arquitetura de Interiores.
Outra história é da arquiteta e urbanista Silvana Serafino Cambiaghi. Ela é cadeirante, e teve oportunidade de fazer um projeto para um casal de cadeirantes, adaptando o apartamento para as necessidades específicas deles. Sendo ela mesma uma pessoa com deficiência, Silvana e seu parceiro, o arquiteto e urbanista Luis Estuqui, souberam trazer acessibilidade desde a construção até a elaboração dos móveis.
Por fim, temos a história de Ester Carro, uma jovem arquiteta e urbanista que está mudando a realidade dos moradores do Jardim Colombo, na comunidade de Paraisópolis. Com o projeto Fazendinhando, Ester promove melhoras habitacionais e urbanísticas. O sucesso da iniciativa ganhou fama internacional e já recebeu elogios até do vencedor do Prêmio Pritzker, Diébédo Francis Kéré.
Também está no ar o podcast “Arquitetar” que abordam temas como: Sustentabilidade, Vulnerabilidade, Cidades Inclusivas, Acessibilidade, Conectividade, Habitação Social, Desenho e tecnologia, e Memória e futuro. Para conferir a série, basta buscar canal “Mais Arquitetura“ nos principais agregadores de podcasts.
Fonte: CAU/BR.