Artek

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

A madeira na obra de Alvar Aalto: de banquetas a forros e estruturas

Muitos enquadram o trabalho de Alvar Aalto no conceito de Gesamtkunstwerk (uma obra de arte total), onde arquitetura, design e arte se fundem em um só. A obra do arquiteto finlandês é pioneira na chamada vertente orgânica da arquitetura moderna do início do século XX, influenciando fortemente o que conhecemos hoje como arquitetura escandinava. Segundo sua descrição no site do MoMA: “seu trabalho refletiu um desejo profundo de humanizar a arquitetura por meio de um manuseio não ortodoxo de formas e materiais que fosse racional e intuitivo”. Suas soluções para trazer luz natural aos edifícios são exaltadas e estudadas repetidamente até hoje. Mas em toda a sua carreira, um material que sempre esteve presente e de diversas formas foi a madeira. De estruturas, forros a banquetas, Alvar Aalto trouxe protagonismo a este material natural.

Materiais e novas tecnologias de construção: os 10 artigos mais lidos em 2019

Estar atualizado com as novas tecnologias, entender quais as melhores soluções e detalhes para determinados projetos, ter o conhecimento de quais produtos há no mercado e o que está por vir nos próximos anos. Temos observado que esses temas despertam grande interesse em arquitetos, estudantes e os amantes de arquitetura que entram no site todos os dias. 2019 foi o ano em que o ArchDaily começou a focar mais fortemente na parte de Materials, que abrange produtos, técnicas construtivas e materiais em geral. Com o ano chegando ao fim, selecionamos os artigos da seção mais vistos em cada mês, para tentar entender o que os une e o que devemos continuar investindo nos próximos anos. Veja mais a seguir!

Materiais e novas tecnologias de construção: os 10 artigos mais lidos em 2019 - Mais Imagens+ 9

Cadeira Sedia 1 / Enzo Mari

Enzo Mari é um pensador italiano, designer e provocador nascido em Novarra em 1932. Ele leccionou como professor no Potécnico de Milão, no "Centro de Estudos de Comunicação Visual" da Universidade de Parma, na "Academia de Belas Artes" de Canarra e na "Società Umanitaria" de Milão.

Foi encarregado de desenhar a cadeira Sedia 1 para a empresa de design Artek para a Feira de Design de Milão 2010. Esta cadeira seria uma homenagem ao seu Autoprogettazione (ou “design próprio”), uma série de móveis produzida por Enzo Mari em 1974 cujo objectivo era "educar" os seus clientes na disciplina do design.