Na Colômbia você pode desfrutar de uma grande variedade de contextos climáticos, que geram paisagens maravilhosas e ambientes naturais de desejo. A flora e a fauna são identificadas em função da região, altitude e umidade. Nos projetos residenciais colombianos, a natureza do contexto costuma ser uma inspiração constante, desde a incorporação da vegetação como elemento arquitetônico no interior até o enquadramento das paisagens próximas. Na hora de planejar a percepção espacial, seja de dentro ou de fora, a natureza é parte inegável das obras.
Casas colombianas: sombra, ventilação e natureza
Os limites entre o exterior e o interior das casas localizadas em climas frios são geralmente sólidos e definitivos, permitindo que os espaços residenciais possam ser encerrados quando as intempéries impedirem o conforto ambiental. Este não é o caso das casas localizadas em países como a Colômbia, por exemplo, onde as temperaturas em geral transitam acima da média adequada ao conforto térmico.
8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia
O domínio do lar é talvez o âmbito mais íntimo que atende a arquitetura. Os espaços domésticos figuram como uma extensão multidimensional da cultura em relação ao privado, no sentido que facilitam a expressão individual dos usuários e se aproximam em maior grau da experiência cotidiana que qualquer outra tipologia.
A arquitetura doméstica na Colômbia conseguiu um amplo território de experimentação nas áreas rurais, se livrando das limitações do espaço urbano consolidado e incorporando variáveis naturais e geográficas em múltiplos resultados formais e diferentes graus de relacionamento com a dimensão paisagística.
A seguinte seleção de arquitetura doméstica é centrada na apreciação da paisagem como recurso utilitário da prática projetual, atingindo uma fusão controlada do meio natural e o espaço habitado. Os volumes resultantes são permeados pelo entorno através de pátios ou grandes aberturas sem desconhecer a atenção ao domínio doméstico.