JM Monthiers

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Aberturas circulares: dos barcos à arquitetura contemporânea

Há duas principais razões para que janelas de embarcações sejam redondas. São mais fáceis de selar e, principalmente, mais resistentes à pressão elevada que a água exerce sobre elas. Isso porque os cantos vivos são locais onde, naturalmente, as tensões se concentram, enfraquecendo a estrutura como um todo. Também é por esse motivo que as janelas dos aviões são pequenas e arredondadas; as elevadas pressões são distribuídas nas formas curvas, reduzindo a probabilidade de rachaduras ou quebras. 

Na arquitetura, as aberturas circulares são bastante antigas. Um Oculus, janela circular, é uma característica da arquitetura clássica desde o século XVI. Também conhecidas pela expressão francesa oeil de boeuf, (olho de boi), as aberturas circulares ou semi-circulares são formadas a partir da construção dos arcos de alvenaria, que permitem a criação de aberturas e a conformação de vãos apenas através do travamento das peças. Com o tempo e a incorporação de novas tecnologias e conhecimentos construtivos, criar aberturas retangulares em edificações comuns tornou-se mais simples, racional e barato do que redondas. Mas ainda assim, elas continuam figurando em uma infinidade de projetos. 

Delegacia da Polícia na França / X-TU

Delegacia da Polícia na França / X-TU - Delegacia De PolíciaDelegacia da Polícia na França / X-TU - Delegacia De PolíciaDelegacia da Polícia na França / X-TU - Delegacia De PolíciaDelegacia da Polícia na França / X-TU - Delegacia De PolíciaDelegacia da Polícia na França / X-TU - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: X-TU; X-TU - Anouk Legendre & Nicolas Desmazieres
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3857