Você moraria em uma casa construída em uma fábrica? A evolução tecnológica no projeto e produção arquitetônica está trazendo mudanças inegáveis na maneira como pensamos e construímos a arquitetura. A possibilidade de materializar uma casa através de um sistema de peças fabricadas industrialmente em uma área fora do canteiro final da obra abriu a porta para muitos arquitetos investigarem e experimentarem novos materiais e tecnologias alimentados pela fabricação digital.
Juan Dúran Sierralta
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos
A construção "off-site" pode mudar radicalmente as regras do projeto de arquitetura
A popularidade de casas pré-projetadas e pré-fabricadas vem crescendo, transferindo grande parte do processo de construção do canteiro de obras para as fábricas. Enquanto países como Cingapura, Austrália e Reino Unido estão adotando cada vez mais edifícios modulares para atender à escassez de mão de obra e moradias, países nórdicos como a Suécia já constroem 90% das residências unifamiliares em madeira pré-fabricada. Apesar do recente aumento de interesse, a construção off-site não é, de forma alguma, um conceito novo. Na verdade, o método construtivo esteve presente ao longo da história em muitas tentativas de consolidar seu uso: ainda em 43 DC, o exército romano trouxe consigo fortes pré-fabricados para a Grã-Bretanha, enquanto o Japão já vinha construindo em madeira off-site e partes móveis em pré-montagens por pelo menos mil anos.
Arquitetura com painéis SIP: casas pré-fabricadas de construção rápida e alto desempenho
Os painéis SIP, assim chamados por seu nome em inglês - Structural Insulated Panels - são painéis autoportantes compostos por um núcleo de espuma rígida localizado entre dois revestimentos estruturais, geralmente placas OSB. Resistentes e leves, os painéis são fabricados de forma controlada na fábrica e posteriormente transferidos para o canteiro de obras, permitindo a montagem rápida de pisos, paredes e tetos, e gerando um envelope térmico e acústico hermético. A espessura do painel corresponderá à soma das espessuras de cada um de seus componentes, e seu peso não deve ultrapassar 20 kg por metro quadrado.
Casa Chica / Alejandro Soffia
-
Arquitetos: Alejandro Soffia
- Área: 60 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Maderas Ritoque, Paneles SIP UP, Pizarreño, Venteko
Casa Amarela / Alejandro Soffia
Casalarga / Alejandro Soffia
Cabana de Policarbonato / Alejandro Soffia
Casa LG10182 / Brugnoli Asociados Arquitectos
-
Arquitetos: Brugnoli Asociados Arquitectos
- Área: 350 m²
- Ano: 2015