Alejandro Aravena e o júri da 15ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza acabam de anunciar as participações vencedoras desta edição do evento.
O Leão de Ouro para Melhor Participação Nacional foi para a Espanha, coma exposição UNFINISHED. O júri citou a "concisa seleção de arquitetos emergentes, cujo trabalho mostra como a criatividade e o compromisso podem transcender as limitações materiais", feita pelos curadores Carlos Quintáns e Iñaqui Carnicero.
Pouco mais de um mês após o MVRDV ter divulgado sua nova estrutura urbana temporária - uma escadaria de 180 degraus e 29 metros de altura - no centro de Roterdã, o projeto foi oficialmente inaugurado. Aqueles que subirem na estrutura encontrarão um mirante temporário voltado para a estação central de Roterdã, um bar e a reabertura temporária do cinema Kriterion, fechado em 1960.
Para marcar o enceramento da 55ª Semana de Design de Milão, compilamos uma lista com os melhores produtos desenhados por arquitetos revelados durante o evento. Os itens deste ano foram concebidos por nomes como Zaha Hadid, BIG, Herzog & de Meuron, MAD,David Adjaye e Daniel Libeskind, entre outros.
Com obras ainda em torno do edifício - tanto no mesmo terreno como nos arranha-céus adjacentes - o fotógrafo Laurian Ghinitoiu mirou suas lentes para a estação, buscando perceber como ela foi absorvida pelo cotidiano da cidade, registrar como a estrutura se desvela a partir de inesperados pontos de vista e mostrar como os usuários reagem ao sublime espaço interno do "óculo".
Com o fim do 2016 Salone del Mobile, o fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco suas fotos da Semana do Design de Milão, além de uma seleção das cinco melhores instalações de arquitetura que fizeram parte do evento. Veja, a seguir, as séries de imagens e uma breve descrição de cada projeto.
"Nesta instalação para a COS, considero fazer um bosque de luzes", afirmou Fujimoto. "Um bosque que consista em incontáveis cones de luzes vindos de pontos luminosos de cima. Essas luzes pulsam e se submetem constantemente à transitoriedade da situação e do fluxo. As pessoas se moverão por este bosque, como se fossem atraídas pelo encanto da luz. Luz e pessoas interagem entre si, com sua própria existência definindo a transição da outra".
A fotógrafa Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco as últimas fotos do "courtscraper", projetado pelo BIG. Explorando o contexto urbano desta distinta torre, as imagens ilustram como surge as fachadas do edifício a partir de diferentes perspectivas.
Para mais informações sobre este projeto e a inovadora filosofia projetual do BIG, veja este vídeo do New York Times e a galeria de fotos do edifício em construção.
https://www.archdaily.com.br/br/785635/via-57west-do-big-sob-o-olhar-de-laurian-ghinitoiuAD Editorial Team
Uma das histórias mais controversas nas notícias recentes de arquitetura foi a revelação de Blair Kamin, do jornal Chicago Tribune, que um dos vencedores do prêmio Excelência em Design do AIA Chicago tinha uma imagem na qual elementos visualmente desagradáveis do projeto foram removidos com o software Photoshop.
A "guerra contra a realidade" (como um comentarista ironicamente se referiu ao assunto) é um tema que polariza as pessoas que discutem sobre o efeito que este tipo de "trapaça" no Photoshop tem sobre a nossa percepção do nosso mundo. No entanto, muitas pessoas desconhecem o que se passa nos bastidores dessas imagens. Decidimos pedir a alguns fotógrafos uma opinião sincera sobre o papel do Photoshop nos processos diários de fotografia de arquitetura, e como estabelecem os limites da documentação ética dos edifícios. Leia, a seguir, suas opiniões.
O fotógrafo Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco imagens do recém-concluído Garage Museum of Contemporary Art do OMA em Moscou. O projeto do museu visava recondicionar o restaurante Vremena Goda dos anos 1960, localizado no Gorky Central Park e transformá-lo em um espaço de exposição contemporâneo adornado com ladrilhos, mosaicos e tijolos da era soviética.
"O edifício oferece uma grande variedade de condições internas para a exibição de arte além da onipresente 'caixa branca'", descreveu o OMA no memorial do projeto. Veja mais imagens do museu, a seguir.
O fotógrafo Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco essa série de fotos sobre o trabalho de Zaha Hadid concluído mais recentemente, a Dominion Tower em Moscou. Liderado pelo Diretor de Projeto Christos Passas, o edifício apresenta oito pavimentos retilíneos empilhados e deslocados um em relação ao outro, criando aberturas em alongadas, já o interior conta com um átrio iluminado por uma claraboia e cruzado por um jogo de escadas. Veja a série de fotografias de Ghinitoiu, a seguir.
Em maio, o OMA comemorou a inauguração de seu projeto para a Fondazione Prada. Pensado para "expandir o repertório das tipologias espaciais nas quais a arte pode ser exibida e compartilhada com o público", o projeto resultou em um "ambiente singularmente diverso" inserido em uma antiga destilaria no século XX localizada ao sul do centro de Milão, extrapolando a tradicional tipologia da caixa branca bastante frequente em museus.
Há 14 anos, o Museu Judaico em Berlim abria suas portas pela primeira vez. Inspirado na leitura fornecida por Daniel Libeskind, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu registrou o edifício e seu dramático jogo de luzes e texturas em uma série de vinte fotografias.
https://www.archdaily.com.br/br/773667/museu-judaico-em-berlim-de-daniel-libeskind-fotografado-por-laurian-ghinitoiuAD Editorial Team
Mesmo recém inaugurado, o Pavilhão da Serpentine Gallery de SelgasCano e os comentários que gerou entrou dentre os leitores de ArchDaily já são tão coloridos quanto o próprio pavilhão, com críticas que vão desde "o pior Serpentine Gallery Pavilion já feito" à "monstro de sacola de lixo", e alguns outros que não vale a pena repetir aqui. Isto pode surpreender algumas pessoas, mas aqui no ArchDaily nós realmente lemos a seção de comentários, e nós sabemos: à menos que você seja a corajosa e persistente alma que comenta como "notyourproblem," que acha que "deve ser excitante entrar em todos estes túneis", há uma grande chance de você ter odiado este pavilhão, e a palavra odiar aqui não é apenas uma expressão.
Mas seria este despedimento violento justificado? Em suma, seria o pavilhão de SelgasCano tão ruim quanto você pensa? Felizmente, não somos a única publicação que está dando cobertura extensiva ao fato: como é de costume, o Serpentine Gallery atraiu um grande número de célebres críticos britânicos. Descubra o que eles acharam do Pavilhão após o salto.
Quando cursava seu Mestrado em Arquitetura na DIA (Dessau International Architecture), o fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu foi inspirado a registrar o famoso edifício da Bauhaus Dessau, de Walter Gropius, em diferentes momentos do dia, nas quatro estações do ano. Feitas a partir do mesmo ponto de observação ao longo de dois anos (setembro de 2012 a julho de 2014), as fotografias de Ghinitoiu mostram a escola com diferentes aspectos em função da luz natural e das condições climáticas.
"O edifício foi registrado em uma relação direta com o processo dinâmico da vida diária. Luz e sombras, mudando durante o dia e durante o ano, destacam os elementos desse edifício silencioso, porém potente. Ele quase se projeta para fora da cena, impondo suas linhas retas, seu ritmo regular e o funcionalismo de suas geometrias. O entorno desempenha o papel mais importante de todo o projeto fotográfico: ele cria a atmosfera, estabelecendo uma conexão íntima entre a arquitetura e seu contexto." - Francesca Lantieri
Veja a série completa de fotografias, a seguir.
https://www.archdaily.com.br/br/767868/estudo-de-fachada-da-bauhaus-por-laurian-ghinitoiuAD Editorial Team
O fotógrafo romeno Laurian Ghinitoiu compartilhou conosco algumas imagens da Expo Milão e uma seleção com os cinco melhores pavilhões do evento. Continue lendo para conhecer a bela coleção de fotografias acompanhadas de uma breve descrição sobre cada projeto.
https://www.archdaily.com.br/br/767240/os-5-melhores-pavilhoes-da-expo-milao-2015AD Editorial Team
https://www.archdaily.com.br/br/766670/philharmonic-hall-de-szczecin-do-estudio-barozzi-viega-atraves-das-lentes-do-fotografo-laurian-ghinitoiuAD Editorial Team