Apesar de serem os menores cômodos nas casas, os banheiros sempre foram os mais desafiadores e cruciais na etapa do projeto. Os últimos anos, no entanto, viram esses espaços passarem por mudanças significativas; o que uma vez foi apenas limitado à funcionalidade, facilidade de manutenção e privacidade, hoje recebe uma atenção especial com destaques de cores, instalações clássicas, e superfícies com padrões. Algo semelhante ocorre com os banheiros públicos, onde a "funcionalidade" e a "facilidade de manutenção" são hoje complementadas com estética, tecnologia e acabamentos de alta qualidade. A seguir, exploramos as principais tipologias de banheiros utilizadas em projetos residenciais e examinamos como os arquitetos as usam em 12 exemplos diferentes.
Polina Poludkina
Saneamento em casas modernas: 12 projetos que exploram diferentes layouts e tipologias de banheiros
Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais
Seja apreciada em um restaurante ou preparada em casa, uma coisa é fato: a comida une as pessoas. Por essa razão, os arquitetos passaram a colocar as cozinhas no coração das casas, oferecendo aos moradores um espaço para cozinhar, jantar e passar bons momentos com seus familiares e amigos. No entanto, nem todas residências comportam cozinhas espaçosas, já que algumas casas são muito pequenas e outras não têm uma configuração espacial favorável para isso. A seguir, exploraremos como arquitetos e designers utilizam diferentes layouts de cozinha em diferentes situações e para diferentes usuários.
Lavanderia, um luxo dispensável – ou onde colocar a máquina de lavar na casa contemporânea?
Na arquitetura residencial, sempre houve espaços indispensáveis e outros que podemos ignorar. Ao projetar uma residência, nossa tarefa é basicamente configurar, conectar e integrar diferentes funções da forma mais eficaz e eficiente possível, obrigando-nos a priorizar. E embora hoje muitos apostem numa arquitetura cada vez mais fluida e indeterminada, poderíamos dizer que o dormitório, o banheiro e a cozinha são o núcleo fundamental de toda casa, permitindo o descanso, o preparo da comida e a higiene pessoal. Em seguida, surgem alguns espaços de reunião e outras áreas de serviço, e com eles possivelmente existem saguões, corredores e escadas que os conectam. Cada espaço agrega novas funções que seus moradores podem desempenhar com maior facilidade e conforto, e assim a vida começa a se desenvolver de forma mais adequada.
No entanto, menos metros quadrados no banheiro podem nos permitir ampliar a sala de estar. Ou ainda, eliminar alguns espaços aparentemente dispensáveis poderia proporcionar uma agradável espaço aos seus futuros habitantes. Em um mundo superpovoado com cidades cada vez mais densas, quais funções temos descartando para dar mais espaço ao essencial? Analisamos o caso da lavanderia, que foi reduzida e integrada nas outras zonas da casa para dar o seu espaço a outras funções.
Como projetar uma cozinha escondida
Ainda que a cozinha seja parte onipresente de quase todas as casas - e, em muitos casos, considerada um símbolo da vida doméstica - ela também pode ocupar um espaço precioso, produzir desordem visual e diminuir a estética minimalista de um ambiente residencial moderno e elegante. Para alguns proprietários, a solução é simplesmente manter a cozinha sempre limpa e organizada. Mas, para alguns arquitetos contemporâneos inovadores e seus clientes, a solução é projetar uma cozinha compacta e oculta que possa ser fechada de forma rápida e fácil, para permanecer fora de vista. Abaixo, discutimos vários exemplos de cozinhas escondidas, bem como algumas técnicas e estratégias de projetá-las.
Rambler Roof / Nefa Architects
Flat de 33 m² / Studio Bazi
- Área: 33 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Dornbracht, Fritz Hansen, Lehni, Mücke melder, Santa & Cole, +3