
-
Arquitetos: Studio Saxe
- Ano: 2023
Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..
Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..
"Desde muito pequeno eu me lembro da lareira que tínhamos em casa, de como nos reuníamos ao redor dela. O calor do fogo é uma necessidade básica para as pessoas que vivem no extremo sul do Chile. Aqui, na zona tropical, é o frescor da sombra que reune as pessoas, e ao contrário da lareira, ela está por toda parte".
Atualmente na Costa Rica, o arquiteto Bruno Stagno reflete sobre a sua prática profissional e os projetos que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos. Ele reflete sobre como o contexto pode servir como principal fonte de inspiração para um projeto de arquitetura, sobre como as condições climáticas podem ajudar a construir a identidade da arquitetura, e mais do que isso, como para cada latitude do planeta há uma solução específica de projeto.
Imagine um arquiteto de fama mundial ser o primeiro ocupante de seu primeiro projeto. E não qualquer arquiteto, mas I.M. Pei, que completa hoje incríveis 100 anos. Isso realmente aconteceu com o arquiteto costarriquenho David Konwiser, sete anos atrás, quando Pei alugou um apartamento na "Villa Punto de Vista" para passar o Ano Novo, embora o inacreditável encontro quase não tenha se tornado realidade. Apenas dois meses e meio antes da chegada de Pei, a villa era mais um canteiro de obras que um edifício construído. Compreensivelmente, esses dois meses e meio foram "os mais difíceis... da minha carreira - e provavelmente da minha vida", como descreve Konwiser neste artigo para o Architectural Digest. Apesar dessa imensa pressão, ou talvez por causa disso, a vila ficou pronta para a sua estreia, onde receberia seu mais ilustre ocupante.
Uma das maiores tendências na concepção de projetos sustentáveis dos últimos anos tem sido a reutilização de contêineres como estrutura da edificação. Devido ao seu tamanho conveniente, os contêineres podem ser adaptados para uso residencial e seu apelo reside na sua aparente simplicidade: você recebe um espaço pronto em uma única peça e pode empilhá-los para criar vários espaços ou juntá-los para compor áreas maiores.
Mas, obviamente, as coisas nunca são tão simples quanto parecem e utilizar contêineres para fazer uma moradia envolve muitos desafios - ainda mais pelo fato de que a ideia é relativamente nova, havendo poucas pessoas com os conhecimentos necessários para este tipo de construção. Foi por isso que o Container Home Plans entrou em contato com 23 especialistas de todo o mundo - designers e proprietários que superaram os desafios para construir suas casas de contêineres - e os questionou sobre quais informações teriam sido úteis antes de assumir este desafio. Confira, a seguir, suas 11 principais dicas.