![Cabana Efjord / Stinessen Arkitektur - Casas](https://snoopy.archdaily.com/images/archdaily/media/images/5d25/82ca/284d/d143/6c00/0036/slideshow/feature_-_Steve_King_02.jpg?1562739374&format=webp&width=640&height=580)
-
Arquitetos: Stinessen Arkitektur
- Área: 200 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Nemetschek
Talvez a abertura zenital mais célebre já construída seja o Panteão de Roma, encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano (r. 117–138) por volta de 126. No ponto mais alto da sua cúpula (neste caso, o óculo) brilha a luz do sol, lançando seus feixes sobre as várias estátuas de divindades planetárias que ocupam os nichos nas paredes. A luz que adentra o espaço simbolizava uma dimensão cósmica, sagrada. A luz natural continua cumprindo esse papel cênico, quando bem utilizada, sobretudo em projetos religiosos.
Caracteriza-se iluminação zenital como a que vem de cima, do céu (zênite). Muito útil para espaços grandes que não possam ser adequadamente iluminadas por janelas, as claraboias são um artifício amplamente usado e que proporcionam uma luz difusa agradável ao espaço. Geralmente toma-se o cuidado que não permitam a entrada do sol, para não aquecer demasiadamente o local e devem ser bem projetadas e construídas para que não sejam pontos de infiltração de água. Veja, abaixo, uma coletânea de projetos que utilizam essa solução:
Localizada no extremo oeste dos Estados Unidos, a Califórnia é o estado mais populoso do e o terceiro em extensão territorial. Ao longo de seus quase quinhentos mil quilômetros quadrados encontram-se algumas das cidades mais populosas do país como é o caso de Los Angeles, San Diego, San Francisco, Long Beach e Oakland.
O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) selecionou onze beneficiários no 2018 Small Projects Awards. Estabelecido há quinze anos pela Small Project Practitioners, do AIA, o programa “reconhece praticantes de pequenos projetos pela alta qualidade de seu trabalho” e “visa conscientizar sobre o valor e a excelência de projeto que os arquitetos podem trazer para os projetos, independentemente de seu tamanho ou escopo."