Este artigo foi originalmente publicado em 17 de dezembro de 2014. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.
O edifício é sustentado por quatorze pórticos em concreto armado aparente posicionados a dez metros de distância entre si e formados por uma viga superior, dois pilares principais inclinados ao exterior e dois pilares menores inclinados ao interior que formam um V com os primeiros. Os pilares em V tem comprimento total de oito metros e meio. Em seção transversal, os pórticos apresentam um formato trapezoidal.
Thiago Leitão
Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy
Dia do Arquiteto: As Arquitetas Brasileiras
Pedimos ao grupo Arquitetas Invisíveis que para a comemoração do Dia do Arquiteto selecionassem as arquitetas brasileiras que mais as inspiram e compartilhassem este material conosco. Segue abaixo o texto produzido por elas e um pouco mais sobre as mulheres que marcam o panorama nacional da Arquitetura.
Palestra e lançamento do livro “O projeto como patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro” no Studio-X Rio
Nesta quinta-feira, 03 de outubro, o Studio-X, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro / INEPAC e a editora Zouk organizarão o lançamento do livro “O projeto como patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro”, seguido de palestra sobre o tema.
O livro levanta pressupostos teóricos e metodológicos sobre o entendimento das teorias de intervenção no patrimônio arquitetônico e o estudo comparativo de casos, nacionais e internacionais, que se aproximam das questões e dos problemas encontrados diante da tarefa de se completar um edifício inacabado de relevância como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico – o caso do Teatro do MAM do Rio de Janeiro.