A arquitetura em Berlim está sendo projetada para explorar novas ideias nas fachadas dos edifícios. Berlim é uma cidade definida por uma mistura eclética de estilo e uma rica história. Seu ambiente construído foi dramaticamente moldado por uma série de programas municipais de construção, além de um passado de extensa demolição, áreas residenciais planejadas e diversos novos projetos culturais. Combinada com influências de toda a Europa, a arquitetura contemporânea de Berlim apresenta novas ideias sobre conceitos de construção, formas e fachadas.
Construindo blocos: repensando as fachadas em Berlim
Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães
Museus são estruturas responsáveis por preservar a história e o patrimônio de uma sociedade. Como instituições culturais intimamente conectadas à vida moderna, estas estruturas operam como uma janela para a história, oferecendo espaços de reflexão e conexão com o passado. Concebidos para promover a compreensão e instigar novas ideias, esses edifícios monumentais muitas vezes nos convidam a transitar em um outro território, entre o passado, o presente e por que não, o futuro. Com um patrimônio histórico invejável, a Alemanha é o lar de uma série de instituições museais, tão diversas quanto renomadas. Visitar estes edifícios nos oferece não apenas uma oportunidade para redescobrir o passado, mas principalmente para explorar novas abordagens de curadoria, taxonomia e organização espacial.
Campus Joachimstraße / David Chipperfield Architects
-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 1800 m²
- Ano: 2013
Novo museu de David Chipperfield é inaugurado em Berlim
A James-Simon-Galerie, projetada por David Chipperfield, foi inaugurada na Ilha dos Museus em Berlim. O projeto funciona como uma nova entrada entre o canal Kupfergraben e o Neues Museum. O projeto foi planejado para receber um grande número de visitantes e abrigar todas as instalações adicionais necessárias ao museu.
Amorepacific Headquarters / David Chipperfield Architects
-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 216000 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: AutoDesk, Duravit, Erco, FSB Franz Schneider Brakel, HANGLAS, +13
23 Exemplos de museus impressionantes no mundo
Projetar um museu é sempre um desafio arquitetônico emocionante. Os museus muitas vezes vêm com suas próprias necessidades e limitações - desde museus de arte que precisam de espaços especializados para preservar as obras, até enormes coleções que requerem um extenso espaço de arquivos. Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, selecionamos 23 museus emblemáticos que fazem parte de nossa base de dados, com cada editor do ArchDaily explicando o que torna esses edifícios tão impressionantes.
Quatro experimentos em habitação social na Europa
Os desafios associados à oferta de habitação adequada e acessível em todo o mundo exigem que os arquitetos respondam com soluções originais que desafiam formas de construção, tipologias e métodos tradicionais.
Em reconhecimento desta demanda, no mês passado, o World Architecture Festiva em Berlim escolheu a habitação como seu foco temático. O festival fez manchetes com o discurso principal inflamatório de Patrik Schumacher que pedia que as cidades fossem entregues inteiramente às forças do mercado, acabando com a habitação social e privatizando todo o espaço público. A controvérsia que se seguiu desmentiu a diversidade do discurso sobre habitação no Festival e a apresentação de respostas arquitetônicas inovadoras aos desafios de habitação.