-
Arquitetos de interiores: I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB
- Área: 100 m²
- Ano: 2018
The Animal Backbone / I.F.S.E. SPACE CREATIVE LAB
Estações de trem: exemplos em planta e corte
Estações de trem são programas complexos que devem resolver não apenas a partida e a chegada dos comboios, mas também a circulação de passageiros, oferecer uma variedade de serviços e garantir a conexão entre os sistemas de transporte de uma cidade ou região. Profissionais de diferentes partes do mundo desenvolveram soluções diversas para este programa; veja, a seguir, 10 delas acompanhadas por seus desenhos.
15 Projetos que exploram as possibilidades diversas do aço na arquitetura
O uso do aço na arquitetura é considerado um dos desenvolvimentos mais inovadores da história da construção civil, permitindo que os arquitetos criassem estruturas em escalas nunca antes imaginadas. Hoje em dia, o aço continua sendo um dos materiais mais importantes no campo da construção, mas há muito mais neste material do que apenas resistência à tração e durabilidade. Alguns arquitetos estão bem cientes do potencial do aço e o transformaram em uma enorme diversidade de itens, de luminárias e elementos decorativos a fachadas e acabamentos.
Veja, a seguir, 15 projetos que exploram o aço para além de suas qualidades estruturais, buscando aplicações variadas e, por vezes, inesperadas.
Centro de Transporte Lacustre Yangcheng de Kengo Kuma, pelas lentes de Zheng Shi
O fotógrafo de arquitetura chinês Zheng Shi compartilhou conosco imagens do Centro de Transporte Lacustre Yangcheng, projetado por Kengo Kuma e seu escritório. De geometria angular, o edifício é conformado pela sobreposição de planos triangulares revestidos de perfis de alumínio que rendem ao projeto certo aspecto etéreo. Do nível do solo, a escala do conjunto exprime a dialética estrutural: à dimensão e aparente peso dos planos contrapõem-se a geometria aguda e materialidade quase diáfana.
Centro de Artes em Liangzhu de Tadao Ando, pelas lentes de Zheng Shi
A histórica vila de Liangzhu em Hangzhou, China, tem um novo centro cultural monumental projetado pelo arquiteto japonês Tadao Ando. Inaugurado em 2016, o edifício se uniu ao Museu Liangzhu, de David Chipperfield, inaugurado há uma década, como ponto cultural popular na aldeia.