-
Arquitetos: xian Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Back to 20th, SCHWERT, Yihuida Shimizu Concrete
Casa do Milharal / xian Architects
Centro de Exposições de NanShan / CM Design
Uma estação de descanso no alto de uma montanha / Jumping House Lab
-
Arquitetos: Jumping House Lab
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
Centro Comunitário da Natureza Xinyu / MONOARCHI
Reforma residencial para idosos / MONOARCHI
Texturas e aromas: explorando os elementos de design das cafeterias
As cafeterias sempre foram espaços de encontro populares entre os amantes de café, mas com o aumento do trabalho remoto, especialmente pós-pandemia, elas se tornaram um importante local para trabalhadores remotos e estudantes. Uma das muitas razões pelas quais elas são um ponto de encontro tão popular, além do fato de servirem uma das bebidas mais adoradas do mundo, são seus espaços internos bem projetados que promovem conforto, relaxamento e produtividade simultaneamente. Afinal, sempre se disse que arquitetos e café andam de mãos dadas. Neste artigo, exploramos como diferentes elementos de design moldam a experiência do usuário de uma cafeteria e analisamos como os arquitetos os empregaram por meio de 17 exemplos.
In S&N Resort / penda China
-
Arquitetos: penda China
- Área: 1700 m²
- Ano: 2021
Arquibancadas em espaços internos: de escritórios a residências
Espaços de circulação são geralmente desafiantes para projetistas por servirem, como o nome diz, apenas a passar de um cômodo a outro. Enquanto muitos aproveitam estes espaços como locais de armazenamento, Mies van der Rohe na casa Farmsworth reduziu a circulação ao mínimo, criando uma planta livre completamente isenta de corredores. Quando nos deparamos com circulações verticais, a questão é semelhante. Escadas cumprem ao propósito de vencer a altura entre um pavimento e outro, mas raramente constituem-se em espaços de convívio em interiores. Arquibancadas, por sua vez, desempenham este papel em diversos programas. Se até então eram encontradas apenas em espaços esportivos ou anfiteatros, o uso de arquibancadas se massificou e tem figurado em espaços de escritórios, prédios públicos, escolas e até residências.
Ratã: projetos contemporâneos que usam este material tradicional do sudeste asiático
Ao longo dos últimos anos, muitos arquitetos e arquitetas têm expressado seu compromisso para com o desenvolvimento de uma arquitetura mais ética e sustentável, apropriando-se amplamente de materiais locais e técnicas tradicionais de construção. Neste âmbito, muitos deles foram buscar inspiração em sistemas construtivos vernáculos e na própria cultura e identidade local, ressignificando antigas soluções em contextos contemporâneos.
Em nossa constante busca por materiais locais e ecológicos, onde quer que estivermos, sempre vamos nos deparar com um dos materiais mais conhecidos, sustentáveis e recorrentemente utilizados por diferentes povos e culturas ao redor do mundo: o ratã. Atualmente estima-se que quase setecentas milhões de pessoas fazem uso constante do ratã em suas atividades diárias, sendo que em muitos países do sudoeste asiático este material é até considerado um importante elemento da própria cultura e identidade local. Neste artigo, procuramos analisar as formas como arquitetos e arquitetas têm explorado este versátil material em seus projetos de arquitetura contemporânea.
Centro de Turismo de Dunhuang / BIAD-ZXD ARCHITECTS
-
Arquitetos: BIAD-ZXD ARCHITECTS
- Área: 3735 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Aimeirui, Huifeng, Weifang Zhongyuan
Torre mirante para meditação / Jumping House Lab
-
Arquitetos: Jumping House Lab
- Área: 12 m²
- Ano: 2019
Arquitetura em tons de amarelo e cinza: cores Pantone 2021
Como é de praxe em todos os finais de ano, a Pantone anunciou sua(s) cor(es) para o ano de 2021: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e PANTONE 13-0647 Illuminating. Pela segunda vez em sua história—que já dura 22 anos—, a Pantone escolheu não uma, mas duas cores tendência para representar o próximo ano. Embora a Pantone tenha revelado que ambas cores foram escolhidas independentemente, elas podem ser vistas como complementares. Enquanto a PANTONE 13-0647 é “iluminante”, brilhante e vivaz, a PANTONE 17-5104 é uma cor pura e genuína. Quando juntas, estas cores representam a força, o otimismo e a energia necessárias para encaramos os desafios do próximo ano. Na arquitetura, esta paleta tem sido utilizada em uma enorme variedade de espaços, desde ambientes domésticos minimalistas até grandes complexos multiuso. Abaixo, apresentamos 14 exemplos de projetos publicados aqui no ArchDaily que utilizam tons similares das cores escolhidas pela Pantone para 2021.
Hotel Flutuante Hi Sea / Balance Design
-
Arquitetos: Balance Design
- Área: 591 m²
- Ano: 2020
Um quarteto espacial sobre Moradias Futuras / ARCHSTUDIO + DESIGN APARTMENT + SODA Architects + B.L.U.E. Architecture Studio
-
Arquitetos: ARCHSTUDIO, B.l.U.E. Architecture Studio, DESIGN APARTMENT, SODA Architects
- Área: 394 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Acor, BANG & OLUFSEN, Gessi, Toto
Centro Comunitário de Shangcun / SUP Atelier
Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana
Ir além da escala humana não é novidade. Por séculos, construtores, engenheiros e arquitetos têm criado edifícios monumentais para marcar a espiritualidade ou o poder político. Palácios, edifícios governamentais ou templos sempre atraíram a admiração e reverência das pessoas, alimentando a ainda não totalmente compreensível obsessão por construções em grande escala.
Hoje em dia, algumas das maiores e mais impressionantes estruturas estão menos relacionadas a funções religiosas ou governamentais e parecem estar se voltando para programas mais culturais. Além disso, na maioria das vezes, as estruturas são abertamente releituras da natureza.