A Bienal de Arquitectura Latino-americana (BAL), edição de 2025, está com inscrições abertas para destacar jovens talentos da arquitetura latino-americana. Este evento, que acontece em Pamplona, Espanha, visa dar visibilidade internacional a profissionais emergentes e promover um intercâmbio cultural e técnico entre arquitetos da América Latina e o público europeu.
Nas últimas décadas, o termo "reuso adaptativo" ganhou enorme popularidade como uma abordagem de construção ecológica. Mas e se houvesse algo mais poético em reestruturar um espaço e suas histórias para novos usuários? Estes arquitetos mostram que fachadas, paredes e texturas antes consideradas descartáveis podem obter novos significados por meio de combinações ousadas e inteligentes. Essas adaptações exibem com orgulho suas conversões e camadas de pátina histórica sob elas, como um distintivo de honra e falam da permanência dos edifícios e de sua impermanência no uso e na interpretação. Por meio de movimentos formais sutis e escolhas materiais audaciosas, eles transformaram estruturas que de outra forma teriam sido demolidas e as reimaginaram de maneiras novas e intrigantes.
Poplar Assembly / Francisco Javier García García . Imagem Cortesia de Concéntrico
Em sua 10ª edição, o Concéntrico, o festival internacional de arquitetura e design em Logronho, Espanha, anunciou os vencedores das chamadas abertas para intervenções urbanas. Em resposta à convocatória para "Celebrar a Cidade", as propostas vencedoras serão temporariamente construídas na Plaza Escuelas Trevijano, em Viña Lanciano de Bodegas LAN, e no Paseo del Espolón, na cidade espanhola de Logronho. O Festival recebe visitantes entre 25 de abril e 1º de maio de 2024 para explorar a cidade por meio de instalações, exposições, encontros e performances.
O descontentamento entre os trabalhadores dos escritórios de arquitectura está no seu ponto mais alto, demonstrado no crescimento da sindicalização dos arquitectos nos EUA em resposta à falta de bem-estar geral na profissão. Este descontentamento pode ser em grande parte atribuído à natureza inerentemente exploradora das estruturas regulares dos escritórios de arquitetura, de cima para baixo, promovendo uma desconexão entre a direção que as empresas tomam e as pessoas que trabalham para torná-la possível. Nestes, a liderança assume frequentemente projectos que ultrapassam a capacidade financeira da empresa, com a expectativa de que o pessoal mal remunerado assuma o peso do trabalho através de horas extras não remuneradas. Nessas estruturas, os funcionários não são destinados a ser uma voz orientadora para a empresa, mas sim a serem explorados em prol do lucro. Então, quais são as maneiras de abordar essa desconexão? Está na hora de reestruturar as empresas para dar mais autonomia aos arquitetos? Quais são as formas de criar estruturas empresariais não hierárquicas?
A impressão 3D apresenta um vasto potencial devido à sua facilidade de fabricação em larga escala, flexibilidade na exploração de materiais e capacidade de materializar diversas geometrias. No decorrer de 2023, arquitetos e designers exploraram essa tecnologia para descarbonizar os materiais de construção, integrar a estética contemporânea com métodos construtivos tradicionais e adicionar uma camada de artesanato e arte tanto aos interiores quanto às fachadas.
A biblioteca de projetos da ArchDaily é gerenciada por nossos curadores, que buscam constantemente enriquecer nossa seleção com as obras mais interessantes, evidenciando enfoques e critérios distintos e inclusivos. Este ano, começamos a destacar as escolhas de nossa equipe de curadoria na conta do ArchDaily no Instagram, onde nossos curadores lançam luz sobre alguns projetos que abordam temas interessantes e características únicas.
A Sagrada Família, uma das obras mais famosas e inacabadas de Antonio Gaudí, está avançando em direção à conclusão. No final de setembro, cinco das seis torres centrais foram finalizadas. Desde janeiro, quando as torres dos Evangelistas Lucas e Marcos foram concluídas, duas torres adicionais, dedicadas aos Evangelistas Mateus e João, foram coroadas com estátuas do escultor Xavier Medina-Campen, marcando sua conclusão. A Junta Constructora del Temple Expiatori de la Sagrada Família, fundação responsável pela construção, anunciou uma missa especial no dia 12 de novembro para marcar a inauguração, iniciando a iluminação das quatro torres ao longo de toda a temporada de Natal.
Em termos de ativismo, a interrupção é um elemento necessário para um protesto eficaz. Quando atos de perturbação se espalham pelo domínio público, eles criam espaços por meio de bloqueios, defesas e reivindicações territoriais, dando origem à "arquitetura de protesto". Esse conceito é o foco da exposição organizada pelo DAM - Deutsches Architekturmuseum e pelo MAK - Museum für Angewandte Kunst, de Viena. Intitulada Protest/Architecture. Barricades, Camps, Superglue, o evento apresenta uma coleção de maquetes, fotografias e filmes sobre a arquitetura de protesto em todo o mundo. A exposição, com curadoria de Oliver Elser e assistência curatorial e pesquisa de Anna-Maria Mayerhofer, estará aberta até 14 de janeiro de 2024 no DAM OSTEND em Frankfurt.
A Casa da Arquitectura e a Hinterland organizam no dia 13 de outubro o encontro Por Exemplo, que reúne 10 escritórios de jovens arquitetos portugueses e espanhóis com idade igual ou inferior aos 45 anos para um intercâmbio de ideias, métodos e processos de trabalho.
De 14 de setembro a 8 de outubro de 2023, estará em cartaz Psicoarquitectura no Pavilhão Alemão de Mies Van der Rohe e Lilly Reich em Barcelona. A Fundação Mies van der Rohe em colaboração com a LAB 36 e a Galeria Senda apresentam esta intervenção artística temporária do artista e arquiteto Oscar Abraham Pabón que aborda a materialidade desta obra icônica do movimento moderno a partir de sua dimensão interpretativa e psicológica.