- Área: 700 m²
- Ano: 1997
-
Fotografias:Duccio Malagamba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os artefatos novos em exposição apenas enfatizam as grandes dimensões do edifício, que é capaz de assimilar volumes gigantes e ao mesmo tempo revelar a perfeição e enorme presença das abóbadas. Esses elementos aparecem esboçando repetidas vezes os perfis do edifício original, em planta e corte, adotando sua própria geometria e repetindo da maneira de um eco. Por este motivo, as novas formas e volumes são exibidos como fragmentos da mesma construção. As telas aderem às paredes e geram uma reverberação da luz conforme penetra no interior, um eco das paredes que mantém ali ao lado das paredes ... As aberturas antigas foram transformadas em pequenas câmaras que abrigam os objetos em exibição, conferindo uma forma específica a esta luz antes que ela seja perdida na abóbada do moinho.
O contraste entre a luz controlada do interior e a luz do sol externa requer alguns minutos de adaptação para os olhos do visitante. O projeto, na verdade, concentra a sua energia ali no meio, nessa transferência violenta, na espessura das paredes e do telhado. Trabalhando nesses oitenta centímetros de espessura construtiva tem sido como trabalhar com a luz, modelá-la, moldá-la. Lá, estendemos, reduzimos ou ampliamos aberturas, manipulando a luz e geometria.
Cada abertura no recinto produz um duplo efeito, determinando em paralelo o que irá ocorrer em um lado e no outro: um espaço equivalente, um reflexo do interior, aparecem do lado de fora, à luz do sol. Assim, embora em direção ao interior uma janela é alargada e esticada sobre a superfície da parede, estendendo e modificando a escala da abertura até que a sua reflexão seja determinada por uma exposição, a mesma abertura proporciona no lado de fora um banco ao lado do qual uma árvore está plantada, ao lado de uma fonte que está instalada ...
Enquanto que no interior trabalhamos com penumbra e retirada, ao ar livre o trabalho acontece em pleno sol. Na cornija da ravina de Es Jonquet, onde o museu está situado, a cadeia de pequenas construções geminadas alcança grande importância: os seus volumes oferecem sombras muito marcadas e são cortadas contra o céu ou o mar. É uma situação antiga e privilegiada que lembra a de outras linhas costeiras do Mediterrâneo.