Localizado entre a cidade de Neuquen e Plottier numa estrada que liga os centros turísticos mais importantes dos Andes argentinos com o resto do país e sua proximidade com o aeroporto. O Herradura Hotel tem como objetivo ser referência em hotelaria comercial e turística dentro desta paisagem dinâmica de Neuquén.
No esquema funcional os usuários se registram no volume central e o acesso às suites se dá através de circulação exterior, que pode ser realizado com o próprio veículo do usuário, já que cada suite conta com estacionamento individual, desta forma eliminam-se as circulações internas, enfatizando a relação de autonomia entre usuário e seus pertences e com maior economia para o projeto.
A edificação conta com quatro volumes destinados às Suites, os dois primeiros de dez e seis dormitórios foram construidos na primeira fase . Os outros dois volumes de seis dormitórios cada um, serão construidos futuramente, assim como a área de piscina .
Uma série de estruturas iguais e repetidas abriga a área de serviços localizada abaixo da singular estrutura de concreto aparente, que aumenta a amplitude dos dormitórios e também a linha de aberturas das janelas.
Um deck de madeira anexado ao longo de todos os dormitórios em conjunto com as vigas aparentes formam o espaço previsto de expansão que fica anexo ao pátio central.
O hall de entrada de pé direito duplo funciona como um intermediário entre a administração e a área pública, e com a ajuda da escada construída junto a parede de pedra rústica serve como um elo entre o auditório no pavimento superior o resto bar do pavimento térreo.
A materialidade é muito variada : é capaz de combinar diferentes materiais como a madeira no revestimento de piso e na caixa do auditório, o concreto aparente na caixa de entrada e o metal rústico e enferrujado na porta de acesso.
A pele de vidro e alumínio se espalha por toda a edificação resultando em abundante luminosidade e múltiplos visuais.
Finalmente, a cobertura utilizada não só com o uso de técnicas tradicionais, mas também como parte do fechamento do projeto da cobertura, uma espécie de ”cobertor” de ferro corrugado que envolve e protege o edifício dos estragos das intempéries.