- Área: 2082 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Pedro Pegenaute, Jesús Granada
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local, na periferia ao norte de Zaragoza e a necessidade de fazer a conexão entre o interior e o exterior levaram o projeto à uma organização aberta de ensinamentos lineares que ocupa a área com uma disposição extensa, agrupando-se em torno do espaço aberto para a paisagem e as áreas de lazer.
A abordagem do projeto também responde à uma condição de tempo de construção muito curto (4 meses), que envolveu a decisão sobre materiais baseada na simplicidade e rapidez de execução.
O programa definido pelo Governo de Aragão, inclui 12 salas de aula, refeitório e espaços complementares, distribuído em um layout que permite um ambiente perceptível para as crianças, garantindo a iluminação e ventilação natural em todos os ambientes.
Em oposição ao plano de desintegração, um convés contínuo que sobe, cai e quebra como uma função de espaços interiores, dá unidade e um caráter topográfico, proporcionando uma altura específica para cada atividade. O desenho do perfil interrompido das salas de aula permite aumentar a iluminação e a profundidade. Do lado de fora, a construção é definida por uma cobertura contínua com paredes inclinadas de uma fachada ventilada feita por um revestimento cerâmico extrudado. A cerâmica de alumínio anodizado é fixada em perfis metálicos que dão o acabamento das varandas.
O foco do projeto ao ar livre é refletido na definição dos materiais do piso plano e jardins. Espécies perenes, com grama natural, ajudam a criar uma atmosfera que define a natureza do jardim de infância enquanto algumas espécies de folhas oferecem uma aparência que mudam através das estações.