- Ano: 2012
-
Fotografias:Bill Baxley, Matthew McFarland
-
Fabricantes: Kalwall®
Descrição enviada pela equipe de projeto. A equipe de design da LEO A DALY foi escolhida por Dollar General para projetar um centro de distribuição e um hub para os empregados que solucionasse tanto aspectos tanto práticos como de eficiência.
"Dollar General queria que a arquitetura de seus locais de trabalho fizessem mais do que apoiar a linha de produção", disse Bill Baxley, diretor de design da LEO A DALY de Minneapolis. "Eles desejavam que a instalação contribuísse para o bem-estar dos empregados, gerando orgulho e satisfação no trabalho que realizam todos os dias. O projeto se enfocou em incentivar essa perspectiva."
O resultado? Um campus com 93 mil metros quadrados em 106 hectares em Bessemer, Alabama, que inclui seis edifícios: um depósito para produtos secos, escritório administrativo e centro de empregados, um escritório de expedição e manutenção de caminhões, um pátio com guarita para recebimento de caminhão, um pátio com guarita para expedição de carga, e uma central de abastecimento de combustível e reservatório de proteção contra incêndio. O hub para os empregados, projetado para facilitar a interação dos funcionários, dar segurança e conforto, inclui vestiários e banheiros espaçosos, uma área de 'vending machine' com amplas capacidades de aquecimento de alimentos, 20 geladeiras de tamanho comercial e uma sala de 600 lugares com cafetaria com uma varanda que acomoda uma churrasqueira à gás. A luz sul - difusa através de aberturas de vidro translúcido - dota o local com um ambiente suavemente ensolarado e sempre confortável.
A sala de intervalo - com uma passarela elevada que se estende de uma extremidade do estabelecimento para outro - equilibra a enorme escala da estrutura do armazém. Em toda a instalação os arquitetos de LEO A DALY utilizaram materiais que refletem os comumente encontrados na fabricação de caminhões e transporte. Painéis embutidos de pré-moldados de concreto com forma de pneu escalam as paredes do armazém, se utilizou aço estampado, muitas vezes visto em bagageiros/caçambas de caminhão, nas paredes das circulações, e chapas de fibra no teto, que imitam a aparência da madeira que reveste a carroceria dos containers. Até mesmo a instalação do logotipo das paredes foi modelada de acordo com a sinalização exterior dos caminhões da Dollar General.
"Escolhemos LEO A DALY porque seu projeto reflete uma compreensão de nossa missão e visão", disse John Flanigan, vice-presidente executivo da cadeia da empresa. "A equipe interpretou de forma criativas e prática nossa necessidade de um ambiente de trabalho centrado no empregado."
A seção de Minnesota, do Instituto Americano de Arquitetos, reconheceu o projeto original de LEO A DALY com o "Honor Award 2012". Jurados do AIA de Minnesota afirmaram que o edifício "celebra o árduo trabalho dos empregados". Ele transcende a soma de suas partes de uma forma eficiente, e ainda assim, mágica. Isto prova que, nas mãos certas, mesmo Dollar General pode ser sexy e divertido. "