Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma habitação unifamiliar localizada a poucos quilômetros da cidade de Rosario, Argentina, em Portal de Aldea, um bairro aberto de baixa densidade e principalmente residencial.
Em um terreno de esquina, se posicionou o volume de planta baixa no limite sul, com o acesso principal sobre a avenida. sua fachada, mais fechada, se abre para o interior do terreno, orientando para o norte todas as áreas sociais e o dormitório principal.
Também se posicionou um depósito, com uma segunda cozinha, banheiro e parrilla (churrasqueira), como apoio da galeria e outra escada como acesso alternativo para o segundo pavimento.
O volume do segundo pavimento se posicionou em forma de ponte transversal, gerando na parte de baixo um espaço semi coberto no coração da casa, como expansão de grande escala, similar ao living. A ideia é que dependendo do clima se use um ou o outro, obtendo assi m dois espaços multifuncionais, apra diferentes momentos do dia e épocas do ano.
Esta galeria aberta gera continuidade leste-oeste no terreno.
Tratando de liberar o máximo possível de planta baixa, se posicionou acima, junto com os três dormitórios dos filhos, a área de uso misto, pensando em usos flexíveis como escritório, dependência de serviços, hospedes, caseiros ou outro filho, com acesso independente. Como lugar social do segundo pavimento está a sala de jogos aberta para o vazio sobre o acesso principal, com um espaço fechado de apoio, protegido, isolado acústicamente.
Como solução construtiva se adota o concreto armado com tábuas aparentes em todos os elementos estruturais e de fechamento, tetos, divisórias e colunas. Os pisos, tanto internos como externos, são de micro cimento, o qual gera continuidade entre os distintos espaços.