Descrição enviada pela equipe de projeto. Nova York, 06 de Dezembro de 2012 - a nova e dramática renovação e ampliação do Blaffer Art Museum em Houston no Texas foi aberto ao público com uma pesquisa de 20 anos dedicada ao influente escultor Tony Feher.
Fundado em 1973, o Blaffer Art Museum é um preeminente museu de arte contemporânea sem uma coleção permanente, situado meio do campus da Universidade de Houston. Com alto nível de exposições que são gratuitas e abertas ao público, bem como amplos programas educacionais, o museu tem o potencial de atuar como um portal entre a universidade e a cidade. No entanto, a sua visibilidade e identidade foram anteriormente dificultadas pelo fato de que sua entrada era pouco visível e acessível apenas através de um pátio interno. No interior, suas galerias foram excessivamente impactadas pela circulação, incluindo uma escada entre duas galerias e outra galeria acessível apenas pela circulação dos escritórios administrativos.
O projeto representa uma importante mudança na abordagem do projeto do museu na pós-recessão. A fim de se concentrar apenas em suas próprias missões, a Blaffer e a Universidade de Houston contrataram estrategicamente o WORKac para repensar os recursos existentes do edifício. O projeto do WORKac dá ao museu uma presença marcante e a conectividade do público através de uma série de intervenções criativas e econômicas tanto para a fachada do edifício, como para as circulações e os espaços exteriores.
Para começar, WORKac abriu a fachada norte do edifício através de um novo pavilhão de entrada. O volume sobressalente, revestido de vidro faz um gradiente de seções semi-transparentes e transparentes, revelando a nova escada que organiza a circulação, antes problemática, transladando-a do centro do edifício para a fachada, proporcionando as vistas do nível da rua ao interior do museu, ao mesmo tempo permitindo a ampliação e a diversificação dos espaços do museu e da galeria. Uma entrada nova com um café se torna uma área comum que liga o pavilhão da frente ao pátio, permitindo que o público se mova livremente entre a cidade e o campus através do museu.
Por custos, não foi possível estruturar o volume de entrada do pavilhão em balanço, então WORKac projetou uma parde de concreto triangular que atua como pilar enquanto graficamente enfatiza a condição da nova entrada. O pátio posterior existente em breve receberá sua atualização própria, para fornecer uma configuração flexível e dinâmica para um programa contínuo de música, exibição de filmes e outros eventos artísticos. O novo paisagismo em toda a área exterior, concebido em parceria com SCAPE Landscape Architects, revigora e acrescenta o ritmo e a escala do pedestre.