-
Arquitetos: Masao Yahagi Architects
- Área: 93 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Koichi Torimura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este terreno está situado em uma nova área residencial a nordeste dos estreitos de Kanmon. Os clientes são oriundos desta região. A família mudou-se frequentemente por transferencia no trabalho, mas compraram este terreno antes de suas aposentarias e decidiram construir uma casa. Há um parque ao sul do lote, que proporciona à casa iluminação estável e uma extensa vista. Por outro lado, foi solicitado privacidade, já que há muito tráfego tanto no parque como na rua. Além disso, a família queria aproveitar a vista para a Ponte Kanmon e para o festival de fogos de artificios no estreito Kanmon, ambos símbolos da região.
Em um futuro próximo, marido e mulher preveem que viverão somente no pavimento térreo, então, os espaços para a filha estão localizados principalmente no segundo pavimento. Como resultado, a casa é composta por "um amplo pavimento térreo e um pequeno segundo pavimento".
Como o título sugere, esta casa foi controlada em sua privacidade, iluminação solar e vista através da construção de "um banco e um telhado".
Devido a inclinação natural do terreno, o local tem uma diferença de altura de 1,4 m a partir da rua no lado sul. Foi projetado um pódio de 1,6 m de altura nos lados sul e leste. A vista da rua foi bloqueada com a construção de um banco de terra excedente entre o pódio e o limite do terreno. A cobertura do primeiro pavimento é maior que a do último. Ao inclinar a cobertura para dentro, os espaços interiores recebem luz solar e asseguram privacidade da rua simultaneamente, além de oferecer uma ampla visão do parque e do estreito Kanmon. O telhado inclinado é um terraço privado que permite várias atividades.