A galeria Baró/Emma Thomas foi o primeiro projeto das arquitetas Julia Masagao, Isabel Nassif e Renata Pedrosa em uma parceria que originou o sub estudio.
O antigo galpão de estacionamento situado na Barra Funda, é um projeto peculiar de arcos de laminado de madeira que vencem um vão de 30 metros. Os caixilhos nas duas laterais são também originais de madeira e possibilitam uma entrada de luz difusa muito bonita.
O galpão se encontra no meio da quadra, e não na fachada. Assim, o acesso a ele se dá pelas laterais de um pequeno prédio residencial. A fachada foi inteira trabalhada com elemento vazado para manter uma unidade dos dois volumes ao lado da caixa central do prédio.
Nessas laterais que passam por debaixo do prédio para chegar ao galpão, abrigamos os programas que tinham a necessidade de mais privacidade, como escritório, recepção, cozinha e acervo.
Rebaixamos a entrada principal com forro de gesso para que a chegada seja feita por um ambiente mais acolhedor, com pé direito mais baixo, até entrar no galpão expositivo, com 10m de pé direito.
O espaço do galpão foi mantido livre, para que a galeria tenha liberdade na montagem de cada exposição, trabalhando com paredes móveis.
Ao fundo do galpão, três volumes que funcionavam como banheiros e vestiários viraram um jardim, uma sala de projeção, banheiro e um pequena sala de reunião. Esses volumes se ligam com uma passarela metálica metálica que serve como um mirante, um lugar aonde você vê a galeria toda.
A abertura do jardim ao fundo, oferece um espaço para trabalhos ao ar livre, e um ambiente agradável para se sentar e conversar.