A Casa da Imagem recebe desde de Dezembro de 2012, duas exposições: do fotógrafo German Lorca e do artista plástico Rubens Mano.
Veterano da fotografia paulista, German Lorca expõe seu olhar sobre momentos solenes da cidade de São Paulo em fotografias produzidas de 1940 a 1970. Rubens Mano ocupa salas do museu com fotografias e o Beco do Pinto com Instalação site specific, discutindo as dinâmicas urbanas.
Urbanas, fotografias de German Lorca
A exposição com 89 imagens produzidas entre a década de 1940 e a década de 1970 apresenta uma seleção de fotografias urbanas, reunidas pelos curadores Henrique Siqueira e Monica Caldiron em três núcleos: Cotidiano reúne imagens com enfoque marcado pelo estranhamento do olhar, a reportagem do IV Centenário, registro da solenidade de inauguração da Catedral da Sé e desfile cívico no Parque do Anhangabaú e uma série de documentação da cidade de São Paulo.
“A excelência da obra de German Lorca o coloca entre os autores que contribuíram significativamente para a história da fotografia paulista. É notável o progressivo apuro técnico e estético aprimorado a partir de sua atuação em diferentes segmentos – experimentação, reportagens, documentação e publicidade, bem como a sagacidade de sua visão e capacidade na redefinição de situações, cenas e objetos a partir do enquadramento e recorte. É igualmente notória à gênese criativa de Lorca constituída após a experiência com os ativistas do Foto Cine Clube Bandeirante-FCCB e de sua participação na estruturação do laboratório fotográfico do Museu de Arte de São Paulo-MASP, os mais importantes pólos de irradiação do pensamento que articulou a fotografia moderna em São Paulo.”
Corte e retenção, fotografias, vídeo e instalação de Rubens Mano
Com a realização da mostra corte e retenção, o artista Rubens Mano faz uso de uma instalação no Beco do Pinto, de uma mostra de 13 fotografias e da exibição de um vídeo de curta duração para fazer um comentário quanto à ocorrência e à visibilidade de certos fluxos verificados nas ruas das grandes cidades. Tomando como ponto de partida um episódio ocorrido no primeiro semestre deste ano, quando agentes da Prefeitura inviabilizaram o trabalho dos caixeiros da região do Ceasa, interditando as ruas onde trabalhavam, o artista se apropriou materialmente do objeto caixa e, poeticamente, da questão da interrupção do fluxo urbano para a construção do seu discurso.
“Corte e retenção dá sequência a uma pesquisa interessada nas correspondências existentes entre as dinâmicas de produção do espaço social no interior das grandes cidades e à maneira como experimentamos ou ativamos – enquanto habitantes das metrópoles – o ambiente ao nosso redor”, declara o artista.
Título
Mostras de German Lorca e Rubens ManoOrganizadores
De
14 de Dezembro de 2012 09:00 AMAté
31 de Maio de 2013 05:00 PMOnde
Casa da ImagemEndereço
Rua Roberto Simonsen, 136-B, São Paulo
Via arte|ref