Descrição enviada pela equipe de projeto. Um programa muito apertado proporcionou concepção, aprovação e conclusão do Centro Infantil em 9 meses. A construção localiza-se no limite do município de Papamoa Beach e nossa tarefa foi criar um projeto que capturasse o clima nostálgico de kiwi bach (casa de férias).
Referenciando ao elegante e refinado estilo das casas de estudo de L.A. e ao próprio grupo de arquitetos Neo-Zelandeses, nosso conceito rediz as funções de um primordial centro infantil em dois simples volumes "sólidos", suportando belo e esguio telhado em balanço. As salas de aula são definidas abaixo do teto por telas de vidro de correr que permitem um fluxo completamente livre de exterior ao interior e vice-e-versa, com um playground na porção norte do terreno. Todos os espaços de serviços e administração são locados nos volumes "sólidos", que definem a circulação e a entrada do Centro.
Devido à nossa paixão por um projeto "completo", o cliente estava convencido a deixar-nos projetar e escolher todo o mobiliario, eletrodomesticos, acessórios, obras de arte e paisagismo, proporcionando uma finalização arquitetônica absolutamente coesa.
Do ponto de vista ambiental, o edifício funcional bastante eficientemente, aproveitando ao máximo o ganho solar passivo em condições de inverno devido a fachada de vidro voltada a norte e, através do grande telhado em balanço, o superaquecimento durante o alto verão é evitado. A porção traseira do Centro (lado sul) tem aberturas limitadas e é altamente isolada, para diminuir a perda de calor.
A ventilação é feita de modo natural, através dos grande painéis de vidro de correr nas salas de aula, enquanto nos espaços de administração, também ventilados naturalmente, se dá por menores janelas de abrir.
As águas negras são tratadas no local e irrigadas numa vasta área nativa de plantio na parte traseira de cada edifício, que atua como um viveiro para o plantio em todo o playground. A água da chuva é captada do telhado e usada para lavar todos os banheiros e irrigar o playground, enquanto altos níveis de WELS (Water Efficiency Labelling and Standards Scheme), aplicados ao uso de água, são utilizados em todo o centro para limitar o seu uso (torneiras são 6 estrelas, banheiros 5).
As crianças são intruidas a reduzir seu impacto ambiental através destas características do edifício e da aplicação dessas práticas em seus cotidianos, assim como tem ampla conscientização ambiental através do contato com o grande playground naturalizado, onde eles estão circundados por plantas, gramíneas e animais nativos.