- Área: 461 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Ivan Esqueda
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surgiu com a ideia de aproveitar a paisagem para o bosque de eucaliptos contíguo ao terreno.
Um conjunto de 3 esbeltas lajes de concreto aparente dão forma ao volume retangular formando o início da proposta. A casa é elevada meio pavimento para criar o espaço da garagem conseguindo uma melhor vista para as copas das árvores.
Ao volume da casa se extrai uma parte criando um pátio central onde se mantém um Eucalipto existente; com o volume solto gera-se um corpo lateral para a entrada na residência, onde, ao entrar, uma janela panorâmica faz um remate visual de um compartimento no qual se observa a árvore que deu origem ao pátio.
A parte inferior do volume, na qual se encontram as áreas públicas da vivenda, tem uma pele de vidro para aproveitar a vista para o pátio e estender visualmente o espaço para o bosque. Na parte superior as fachadas são trabalhadas com persianas de madeira que filtram a luz e protegem os compartimento da luz solar sem perder a vista.
Um pátio interior com uma fonte serve de espaço de transição entre a cozinha e sala de TV, para além de criar uma conexão visual com o pátio central e o bosque próximo.