-
Arquitetos: Antonini + Darmon Architectes
- Área: 1562 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma zona urbana controlada BIA "Landy-Pleyel."
Aproveita uma localização excepcional com vistas desobstruídas: o lado oeste para o parque, o lado leste para os caminhos, e o sul para a Academia Fratellini.
Nosso projeto é parte de uma visão atual de cidade contemporânea, com duas fortes aspirações: a implantação de um ambiente moderno e a e da qualidade de vida de uma tomada funcional em conta as exigências do desenvolvimento sustentável.
A edificação tem a função de "instalações de arquivos" `sendo o coração e memória da rede de bibliotecas Plaine Commune. Projetamos como uma memória física, um “disco rígido” e sua arquitetura é pensada como contemporânea e ambiciosa. Objetiva ser um ícone, um sinal na cidade.
O ponto de partida da discussão foca na importância da funcionalidade do programa para interagir com a arquitetura da BIA, assim como os usuários e visitantes.
Ecoando a atmosfera atípica e divertida oferecida pelos ocupantes da Academia Fratellini (respeito pelo entorno, edificação de madeira, o desejo de preservar e criar um ecossistema,...) projetamos uma intervenção respeitosa e simples.
Isso induz a expressão da arquitetura contemporânea, dinâmica e unificando a vizinhança. O edifício é enorme, inerte na forma, que resguarda o projeto, tendo uma leitura ambiental significativa (fachadas de madeira).
Pela sua altura de três pavimentos, o projeto é visível de todas as edificações vizinhas. Ele deve ser visualmente atraente e deve agregar valor ao bairro. Um trabalho gráfico limpo será feito na sinalização dentro do edifício, sua fachada e seu acesso. A cor laranja é disponível em referência comum simples.
No térreo, o saguão dá acesso direto a todas as funções do programa através de um núcleo de circulação vertical eficiente e compacto. Neste nível, organizam-se as áreas de logística, depósitos, garagem das unidades móveis e ônibus. Há também a área de recepção de disposição dos resíduos. No primeiro pavimento, numa posição privilegiada, estão o espaço de computadores e o acervo.
No segundo piso, os espaços foram enroladas e gerenciados de forma que procurávamos vista panorâmicas e uma boa quantidade de luz natural. A gerência e a administração ficam entre os escritórios e as zonas de treinamento. Um pátio central confere a imagem de um "claustro", iluminando e degradando naturalmente as partes, sob a criação de um espaço de sociabilização e encontros. Este dispositivo combina fortes preocupações ambientais, juntamente com boas condições de trabalho e vida.